Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Programa De Comunicação


Guest - aragorn13 -

Pergunta

Guest - aragorn13 -

Fala, pessoal! Eu to aqui, no computador do Centro Cultural(já mencionei ele) com a galera do meu grupo. A gente tava apresentando a idéia do nosso trabalho e um orientador disse que seria muito dificil, criar um programa de comunicação como o iCQ ou o MSN, pois precisariamos de um servidor, algo assim. Voces poderiam me explicar qual seria a dificuldade e por qual caminho eu deveria seguir para achar a soluçao?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

A dificuldade seria que você teria que ter um servidor, a fim de que ele mantenha a lista de usuários e estabeleça a comunicação entre os usuários. Quando você abre o ICQ, por exemplo, ele se conecta a um servidor e registra que você está on-line (e guarda um identificador, que é o seu IP). O mesmo ocorre para todos os demais usuários. Após isso, é possível que ele permita que você se comunique com outro usuário, já que ele possui o número IP de ambos.

É claro que não é realmente necessário esquematizar isso desse jeito (apesar de ser bem melhor e você verá o porquê a seguir). Se você souber o IP da pessoa com quem quer falar pode estabelecer a conexão através disso. Aí entra o problema de que a maioria dos IPs são dinâmicos, portanto cada vez que você se conecta você ganha um IP diferente. Por isso que sistemas como ICQ e MSN são mais práticos já que permitem que você encontre a pessoa através de um nome de usuário, número ou email que são fixos (a informação dinâmica, ou seja, o IP, é registrado no servidor quando você se conecta).

Pela mesma questão do IP dinâmico, fica meio difícil você usar um computador qualquer conectado a Internet para atuar como servidor (afinal de contas, qual será o endereço em que os clientes deverão se conectar, já que ele muda a cada vez que se conecta?). Todavia, isso é burlável tendo-se uma hospedagem de um site qualquer e buscando o endereço do servidor nesse site (que é atualizado cada vez que o servidor é conectado ou de tempo em tempo).

Qualquer dúvida, 'stamos aí.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Mas e se eu utilizasse assim:

Para um usuario, cadastrar outro em sua lista de contatos, ele o faria por email. E para fazer uma conexao e o verificador de online/offline, poderia fazer pelo nome do computador, que poderia ser identificado atraves do objeto winsock, utilizando:

winsock.LocalHostName

Certo?

Esta parecendo um tunel sem saida isso...Tamo num robada... Mas eu não pretendo desisitir. O jeito é pesquisar e tentar, tentar e tentar. Temos tempo relativamente. Até setembro, mas o problema é que, os meus amigos não tem se empenhado muito, digo , não tem feito nada. Eu que procurei e fiz tudo até agora, não que seja muito é claro(fiz o que pude) e o meu orientador tem dado dicas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O nome do computador só existe na rede local. Posso referenciar-me ao meu computador usando o nome JUNIOR, mas somente dentro da minha rede local. Não adianta eu tentar fazer o mesmo via Internet (até porque, já parou para imaginar quantos computadores teriam um mesmo nome, no mundo inteiro?).

Qualquer dúvida, 'stamos aí.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Não, não está incomodando. Pode perguntar a vontade. Se estiver ao meu alcance, responderei com prazer. biggrin.gif

Bem, tem aquela solução que comentei no último parágrafo do primeiro post. Nessa solução você teria que ter um computador que conectado a Internet atuaria como um servidor (o endereço desse servidor, mesmo que dinâmico, poderia estar em uma página qualquer e portanto ser sempre atualizado). Os clientes então conectariam a essa página (seria um endereço fixo, como em http://www.graymalkin.globalhosts.com.br/) e obteriam o endereço do servidor, após isso poderiam se conectar ao servidor e daí em diante você pode criar um esquema tipo ICQ ou MSN, sem problemas.

Outra solução (que acho que daria mais trabalho e não ficaria boa) seria enviar, por email, o endereço de um usuário diretamente para o outro (ou seja, não existiria um servidor). O programa acessaria a caixa postal do usuário e "leria" somente a mensagem que é destinada à ele (ela poderia ser identificada por algo no campo Assunto). Nessa mensagem estaria contido o número IP do outro computador ao qual ele deve se conectar. Mas, realmente, não acho essa uma boa solução.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Vou optar pela primeira. tongue.gif

De início vai ser relativamente facil. Eu poderia usar o pc do host..Ou não?

Quanto ao sistema, vamos ter que trabalhar, ou eu vou ter que trabalhar...depende da boa vonta dos meus colegas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Eu poderia usar o pc do host..Ou não?

Sim, poderia. Mas não sei se os provedores de hospedagem te dão alguma liberdade nesse sentido (se fosse assim, você não teria o trabalho de atualizar nada, já que o endereço de um site é fixo). Quando mencionei isso ali em cima, tinha em mente que o host no qual o site vai estar hospedado só vai guardar e distribuir o endereço do verdadeiro servidor (não o próprio que hospeda o site). Mas, se você puder conseguir isso (um serviço de hospedagem no qual você pode "mexer" no host), tanto melhor.

Já vi pelo menos uns três serviços de hospedagem diferentes (incluindo o da minha página) e eles não davam esse tipo de liberdade.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Se você quer que funcione o tempo todo, não. Você teria que ter um computador que ficasse 24h conectado a Internet ou pelo menos durante o tempo que você quisesse estabelecer uma conexão entre dois ou mais usuários.

Mas, como disse anteriormente, talvez seja possível você encontrar algum serviço de hospedagem que lhe permita fazer isso.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Se você quer que funcione o tempo todo, não. Você teria que ter um computador que ficasse 24h conectado a Internet ou pelo menos durante o tempo que você quisesse estabelecer uma conexão entre dois ou mais usuários.

Mas, como disse anteriormente, talvez seja possível você encontrar algum serviço de hospedagem que lhe permita fazer isso.

Abraços,

Graymalkin

Valeu, vou pesquisar e negociar com hosts... tongue.gif

Uma coisa, como não quero gastar espaço, para não criar outro tópico, vou perguntar aqui.

Queria testar com uma amiga minha um mini chat que peguei no Planet Source Code e precisa do IP da pessoa. então eu fiz um programinha com uma label e um command1, um winsock tambem.

Fiz com que ao clicar no botao, apareça Seu Ip é(numero do IP)

Compilei, e mandei pra ela.

Ela disse que não abre pois a biblioteca do Winsock(aparece o nome mas eu identifiquei como o winsock) não esta corretamente instalada!

O que tenho que fazer?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Sim, mas isso no pC dela? Ou seja, se eu quiser que alguém rode o programa, vou ter que mandar cada usuario instalar o Winsock? Nada pratico. Quando o programa é compilado, precisa disso? não devia precisar... Isso ocorreu no pc de um amigo meu tambem, fui testar com ele...Ocorreu nos dois. Bem, como o programa é simples, vou refazer, mas aguardo resposta quanto a questao de ter que fazer o registro, mesmo que o programa esteja compilado.

Obrigado desde já

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Sim, no PC dela. E sim, todo programa feito em VB que utilizar o Winsock precisa da OCX que se não estiver presente no computador não vai rodar. Repare que os executáveis de programas em VB são relativamente pequenos justamente porque eles precisam de bibliotecas externas. O ideal é que para todo programa feito em VB que você necessite distribuir, seja criado um programa de instalação (usando o Package & Deployment Wizard ou o Inno Setup).

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...