Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Datas

rEd nEcK *

Pergunta

Oii...

Tipo eu li que muita gente tem duvida com datas, como voces viram no tópico do fabyo e do illidan existem varias formas de se traduzir...

agora eu tambem tenho uma duvida...

qual a diferenca de eu usar campo varchar(25) doque date() ?

alguém sabe?

hehehe perguntinha simples...

uma vez vi o gladiador falar que é bom para futuras buscas, realmente não entendi.. alguém sabe?

é isso

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Eu sempre insisto a usarem o campo date do mysql por varios motivos

o principal dele é que é o jeito correto e usando o campo date se pode usar as proprias funções que o mysql tem pra mecher com datas por exemplo

pra gravar uma data atual só usar a função NOW() no campo date

e se tiver num campo varchar não vai funcionar ,muita gente usa o campo varchar por não saber formatar a data pra aparecer na tela mas isso não é desculpa

e pra fazer buscas por data por exemplo usando o campo date se pode usar a função do mysql o between pra buscar entre datas por exemplo de 2004-01-01 a 2004-05-12 um exemplo de relatorios por exemplo e tem muito mais coisas

cada campo tem sua funcionalidade sempre é bom usar os campos certos pra guardar cada coisa

da uma lida no manual do mysql sobre isso:

http://dev.mysql.com/doc/mysql/pt/Column_types.html

vou dar um exemplo simples usando funções do mysql:

vamos supor que você tenha um campo que você guarda valores exemplo de um controle financeiro que você guarda la o total de cada dia que você recebeu

dai você quer saber quanto deu o total no final do mes ?

se você estiver usando o campo certo por exemplo pra guardar os valores = float ou o decimal,etc... e pra data = date

você faz assim:

$data_inicial = date("Y-m-01");

$data_final   = date("Y-m-t");

$sql = "SELECT sum(valor) as total FROM tabela where data between '$data_inicial' and '$data_final'";

$re = mysql_query($sql);

$saldo_mes = mysql_result($re, 0, "total");

ta vendo se você estiver usando o campo varchar não vai funcionar isso, se teria que fazer alguma gambiarra com o php pra fazer a mesma coisa que o mysql faz

ate mais abraços

Link para o comentário

• 0

hmmm...

vo te falar cara, ate hoje usava campo varchar mesmo tongue.gif

mais nem é pelo motivo de não saber modificar a data, tenho pouco conhecimento em php mais ate ae eu me garanto...

o problema é desconhecer as funcoes mesmo...

se voce puder dar postar as funcoes de mysql que podem ser usadas eu ficaria grato !

é isso

falou

Link para o comentário

• 0

eu editei la o meu 1 tópico um exemplo simples pra você ver como usar as funções do mysql

eu vou montar algo mais completo que tera muito mais funções

ai vai os links das funções do mysql:

Funções data e hora

Funções para strings

Funções matematicas

Funções artimeticas

Funções de converções

Funções de fluxo de controle

essa é pro illidan que pediu sobre select:

Select

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...