rEd nEcK * Postado Julho 23, 2004 Denunciar Share Postado Julho 23, 2004 Oii...Tipo eu li que muita gente tem duvida com datas, como voces viram no tópico do fabyo e do illidan existem varias formas de se traduzir...agora eu tambem tenho uma duvida...qual a diferenca de eu usar campo varchar(25) doque date() ?alguém sabe?hehehe perguntinha simples...uma vez vi o gladiador falar que é bom para futuras buscas, realmente não entendi.. alguém sabe?é issofalou Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Fabyo Postado Julho 23, 2004 Denunciar Share Postado Julho 23, 2004 Eu sempre insisto a usarem o campo date do mysql por varios motivoso principal dele é que é o jeito correto e usando o campo date se pode usar as proprias funções que o mysql tem pra mecher com datas por exemplopra gravar uma data atual só usar a função NOW() no campo datee se tiver num campo varchar não vai funcionar ,muita gente usa o campo varchar por não saber formatar a data pra aparecer na tela mas isso não é desculpae pra fazer buscas por data por exemplo usando o campo date se pode usar a função do mysql o between pra buscar entre datas por exemplo de 2004-01-01 a 2004-05-12 um exemplo de relatorios por exemplo e tem muito mais coisascada campo tem sua funcionalidade sempre é bom usar os campos certos pra guardar cada coisada uma lida no manual do mysql sobre isso:http://dev.mysql.com/doc/mysql/pt/Column_types.htmlvou dar um exemplo simples usando funções do mysql:vamos supor que você tenha um campo que você guarda valores exemplo de um controle financeiro que você guarda la o total de cada dia que você recebeudai você quer saber quanto deu o total no final do mes ?se você estiver usando o campo certo por exemplo pra guardar os valores = float ou o decimal,etc... e pra data = datevocê faz assim:$data_inicial = date("Y-m-01");$data_final = date("Y-m-t");$sql = "SELECT sum(valor) as total FROM tabela where data between '$data_inicial' and '$data_final'";$re = mysql_query($sql);$saldo_mes = mysql_result($re, 0, "total");ta vendo se você estiver usando o campo varchar não vai funcionar isso, se teria que fazer alguma gambiarra com o php pra fazer a mesma coisa que o mysql fazate mais abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 rEd nEcK * Postado Julho 23, 2004 Autor Denunciar Share Postado Julho 23, 2004 hmmm...vo te falar cara, ate hoje usava campo varchar mesmo mais nem é pelo motivo de não saber modificar a data, tenho pouco conhecimento em php mais ate ae eu me garanto...o problema é desconhecer as funcoes mesmo...se voce puder dar postar as funcoes de mysql que podem ser usadas eu ficaria grato !é issofalou Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Fabyo Postado Julho 23, 2004 Denunciar Share Postado Julho 23, 2004 eu editei la o meu 1 tópico um exemplo simples pra você ver como usar as funções do mysqleu vou montar algo mais completo que tera muito mais funçõesai vai os links das funções do mysql:Funções data e horaFunções para stringsFunções matematicasFunções artimeticasFunções de converçõesFunções de fluxo de controleessa é pro illidan que pediu sobre select:Select Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 rEd nEcK * Postado Julho 23, 2004 Autor Denunciar Share Postado Julho 23, 2004 pow valeu ae ![]´s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 rEd nEcK * Postado Julho 23, 2004 Autor Denunciar Share Postado Julho 23, 2004 so mais uma duvida..para adicionar a data no campo date usamos a funcao NOW() ?hehehe so para fechar essa discucao com "chave de ouro"vlw[]´s Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Fabyo Postado Julho 23, 2004 Denunciar Share Postado Julho 23, 2004 Assim:$sql = "INSERT INTO tabela (data) VALUES (NOW())"; mysql_query($sql); Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 rEd nEcK * Postado Julho 23, 2004 Autor Denunciar Share Postado Julho 23, 2004 vlw ![]´sfalou Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Illidan Postado Julho 23, 2004 Denunciar Share Postado Julho 23, 2004 Valeu pelo link sobre select, Fabyo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
rEd nEcK *
Oii...
Tipo eu li que muita gente tem duvida com datas, como voces viram no tópico do fabyo e do illidan existem varias formas de se traduzir...
agora eu tambem tenho uma duvida...
qual a diferenca de eu usar campo varchar(25) doque date() ?
alguém sabe?
hehehe perguntinha simples...
uma vez vi o gladiador falar que é bom para futuras buscas, realmente não entendi.. alguém sabe?
é isso
falou
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
8 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.