Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Delphi Ou Vb?


Zolhos

Pergunta

Eu na escola aprendo Delphi (3) & VB (6) e escolhi fazer meu projeto de conclusão de curso em Delphi (simplesmente porque era mais difícil e Delphi me parece mais legal =P)

Mas ainda não consegui saber CLARAMENTE quais são as GRANDES diferenças entre Delphi e Vb

Então decidi postar isso nos 2 fórums pra ver o que o pessoal de cada fórum comenta =D

Por favor todos comentem no tópico que está no fórum de DELPHI, pra que a discussão não tome 2 rumos =D.

Vamos lá pessoal

Defendam-se

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olá,

Na boa... Não sei (e nem posso entrar) em detalhes técnicos porque não cheguei a usar muito o VB.

Eu optei por Delphi porque eu instalei os dois programas, comecei a "fuçar" em ambos e logo pude perceber que DELPHI era muito mais intuitivo e poderoso que VB...

Tenho colegas que programam em VB e eles mesmos me dizem que o VB deixa muito a desejar... No entanto, como já programam há anos em VB, fica complicado mudar de uma hora para outra (às vezes, quando eles precisavam de algo mais sofisticado, me dão um toque só pelo fato de eu utilizar o Delphi).

Hoje, falar em VB signifca dizer VB.Net... Desta forma, se fosse para optar, ao invés de VB.Net eu optaria por C#.

Em DELPHI, se quisermos podemos programar na plataformat .NET também, bem como fazer aplicações voltadas para LINUX.

Agora, posso colocar mais lenha na fogueira??? Se você entrar no meu site, verá que estou começando a colocar alguma coisa sobre JAVA... Estou estudando JAVA no momento. Principal razão???? Num futuro não muito próximo só existirão praticamente duas plataformas de desenvolvimento: JAVA ou .NET... Qual é a melhor? As duas são boas. Uma complementa a outra...

O legal de JAVA é que você não precisa se preocupar qual o sistema operacional do computador em que o software irá rodar... Na plataforma .NET já se tem algumas limitações.

Eu acho extremamente importante, para nós Delphinianos: 1) continuar com o nosso Delphi; 2) se aprofundar em DELPHI voltado para a plataforma .NET; 3) aprender JAVA.

Desta forma, sendo mais objetivo, entre VB e DELPHI eu fico sem sombra de dúvidas com DELPHI... No entanto, fica a observação de que seria interessante aprender JAVA também.

Não critico quem programa em VB .Net, nem quem programa em C#, etc... Acho muito legal alguém programar em uma determinada linguagem... Eu me dei bem (e conheço muita gente que se dá bem com o Delphi).... Vejo muita gente que programa em JAVA "meter o pau" em quem usa Delphi... Discordo plenamente desta posição. Eu acho que hoje em dia não dá mais para falar: - EU SÓ USO DELPHI e PRONTO e ACABOU... ISTO É SAGRADO! Com a diversidade de tecnologias, na minha opinião, hoje acabou se tornando necessário o aprendizado de DUAS linguagens de programação.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Caro amigo,

Usei o VB6 durante um tempo e a única vantagem em relação ao Delphi que eu achei foi a possibilidade de colocar componentes no form todos com o mesmo nome, mas atribuir índices diferentes neles.

No Delphi, isso também é possível, mas somente em tempo de execução, ou seja, através do código. No VB isso também é possível em tempo de projeto.

Fora isso, o Delphi é muito mais poderoso e suas aplicações são muito mais rápidas. Além disso o VB tem uns bugs graves...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Meus amigos

Sou programador em Delphi e o pouco que conheci de VB, foi o que me fez escolher essa maravilhosa ferramenta que é o DELPHI, mas admiro todos os programadores, pois programar não é uma profissão é uma ARTE. Estou agora estudando Java e Oracle e creio que todos os programadores que querem evoluir devem aprender Java pois assim como o Delphi mas atuando em áreas um pouquinho diferentes é uma ferramenta muito poderosa.

falou Galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bem, muita gente aí falou sobre Java, C#, C++, Plataforma .Net e tudo mais.

Mas pra ser sincero com vocês a única coisa que eu faço é programar em Delphi, por isso não gosto de dizer que Delphi é melhor que VB, que Delphi é isso e VB é akilo... enfim, não gosto de discutir sobre uma coisa que não entendo.

Já ouvi falar muito em Java, dizem que a linguagem do futuro, que é a que paga-se melhor por um programador e tal. Já ouvi falar em C, C++, C# (é "C Sharp" que se fala??), mas não sei nem a diferença entre essas três últimas.

Agora eu fiquei curioso com o tal do Java e pensei em abrir um tópico lá no fórum deles pra perguntar, que raios de vantagem essa linguagem leva sobre as outras, mas acho melhor fazer essa pergunta aqui, já que "falamos a mesma língua". e a respeito de C, C++, C#, qual a diferença entre eles e porquê Java é uma espécie de bam-bam-bam na programação, alguém saberia me explicar... e sobre .Net??

Acho que esse tópico vai esclarecer muita gente.

Eu procuei por .Net por aí, mas a maioria dos textos fala de .Net pra quem já entende .Net, assim como os textos sobre Java e os "Cs".

- Java

- C, C++, C#

- .Net

--------editado aqui por mim mesmo--------

Ah, e outra coisa que eu vi agora: no fórum de VB já tem uns 8 tópicos Delphi x VB

Editado por Arlon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Bem, muita gente aí falou sobre Java, C#, C++, Plataforma .Net e tudo mais.

Mas pra ser sincero com vocês a única coisa que eu faço é programar em Delphi, por isso não gosto de dizer que Delphi é melhor que VB, que Delphi é isso e VB é akilo... enfim, não gosto de discutir sobre uma coisa que não entendo.

Já ouvi falar muito em Java, dizem que a linguagem do futuro, que é a que paga-se melhor por um programador e tal. Já ouvi falar em C, C++, C# (é "C Sharp" que se fala??), mas não sei nem a diferença entre essas três últimas.

Agora eu fiquei curioso com o tal do Java e pensei em abrir um tópico lá no fórum deles pra perguntar, que raios de vantagem essa linguagem leva sobre as outras, mas acho melhor fazer essa pergunta aqui, já que "falamos a mesma língua". e a respeito de C, C++, C#, qual a diferença entre eles e porquê Java é uma espécie de bam-bam-bam na programação, alguém saberia me explicar... e sobre .Net??

Acho que esse tópico vai esclarecer muita gente.

Eu procuei por .Net por aí, mas a maioria dos textos fala de .Net pra quem já entende .Net, assim como os textos sobre Java e os "Cs".

- Java

- C, C++, C#

- .Net

--------editado aqui por mim mesmo--------

Ah, e outra coisa que eu vi agora: no fórum de VB já tem uns 8 tópicos Delphi x VB

é C Sharp que se fala mesmo.

Informação sobre .NET voce encontra em:

MSDN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bem, muita gente aí falou sobre Java, C#, C++, Plataforma .Net e tudo mais.

Mas pra ser sincero com vocês a única coisa que eu faço é programar em Delphi, por isso não gosto de dizer que Delphi é melhor que VB, que Delphi é isso e VB é akilo... enfim, não gosto de discutir sobre uma coisa que não entendo.

Já ouvi falar muito em Java, dizem que a linguagem do futuro, que é a que paga-se melhor por um programador e tal. Já ouvi falar em C, C++, C# (é "C Sharp" que se fala??), mas não sei nem a diferença entre essas três últimas.

Agora eu fiquei curioso com o tal do Java e pensei em abrir um tópico lá no fórum deles pra perguntar, que raios de vantagem essa linguagem leva sobre as outras, mas acho melhor fazer essa pergunta aqui, já que "falamos a mesma língua". e a respeito de C, C++, C#, qual a diferença entre eles e porquê Java é uma espécie de bam-bam-bam na programação, alguém saberia me explicar... e sobre .Net??

Acho que esse tópico vai esclarecer muita gente.

Eu procuei por .Net por aí, mas a maioria dos textos fala de .Net pra quem já entende .Net, assim como os textos sobre Java e os "Cs".

- Java

- C, C++, C#

- .Net

--------editado aqui por mim mesmo--------

Ah, e outra coisa que eu vi agora: no fórum de VB já tem uns 8 tópicos Delphi x VB

Fala aí Arlon, tudo bem?

Para nós que estamos acostumados com o Delphi, consideramos Delphi a melhor ferramenta RAD que já existiu (isto é algo quase incontestável - até mesmo já ouvi programadores VB falarem isto). Delphi é utiliza a linguagem DELPHI PASCAL. É rápido, simples e super eficiente. Todos nós temos elogios de sobra em relação ao Delphi. Então por que se preocupar em aprender uma outra linguagem (por exemplo Java)?

Um dos grandes problemas hoje, Arlon, é a questão da portabilidade do programa (ou seja, se o programa irá funcionar da mesma forma num S.O. Windows, Linux, Mac, etc.)... Este aspecto é de fato super importante para as empresas. Imagine só: a sua empresa desenvolva um excelente programa. Só que esse programa só roda em Windows. Chega um possível cliente (de porte grande, p. ex.), e se interessa por seu programa. Tudo vai muito bem, ele gosta bastante do seu sistema mas ele fala que a empresa só utiliza Linux... Pronto! Vc. fica arrasado... É claro que neste caso poderíamos fazer programas utilizando a biblioteca CLX (para depois podermos compilar em KYLIX, para o programa também funciona em LINUX). No entanto, você já viu como fica um programa em CLX? É bastante diferente do Windows... Vc. tem uma série de limitações (principalmente no que diz respeito à parte gráfica).

É aí que entra em cena o Java... Java é, além de uma linguagem, uma plataforma de desenvolvimento. Qualquer micro que utilize o JVM (Java Virtual Machine), seja o sistema operacional que for, bem como o hardware que for (mesmo dispositivos MOBILE, etc.), poderá rodar um programa feito em JAVA... E mais: o programa em JAVA rodará da mesma forma em todos os sistemas operacionais e em todos os HARDWARES. Isto é simplesmente fantástico... Pode vir o cliente que for, e você conseguirá atendê-lo. Do ponto de vista do desenvolvimento, este aspecto é excelente, pois economiza tempo e dinheiro no desenvolvimento do mesmo programa para outros sistemas operacionais para outros hardwares. Por esta razão é que JAVA simplesmente tomou conta em termos de telefonia móvel (basta que o HARDWARE tenha a JVM e pronto: o aplicativo estará funcionando).

Alguém poderia falar: bom, mas nós temos a plataforma .NET da Microsoft e por esta razão eu vou utilizar o Delphi .NET... Aí entramos num ponto interessante. Em termos de portabilidade, o JAVA vai muito além da plataforma .NET. Qual seria melhor? Uma completa a outra. De fato, para nós Delphianos, é extremamente interessante aprendermos a plataforma .NET e ao mesmo tempo ingressarmos na plataforma JAVA... Já mencionei neste POST que, na minha opinião, já foi o tempo em que o programador podia se dar o luxo de programar (e se especializar) tão somente em uma linguagem de programação... Conheço gente que programa super bem em COBOL, e não quiseram aprender outra linguagem... Hoje, conheço alguns que estão desempregados há um bom tempo (eu tenho certeza que se eles tivessem aprendido uma segunda linguagem de programação, não estariam nesta situação)... Repito: se puderem, aprendam .NET (utilizando nosso bom e velho Delphi) bem como JAVA... Para vocês verem que esta minha opinião não é absurda nem isolada, dêem uma olhada nesta apresentação (com áudio), de um palestrante da SUN (desenvolvedora do JAVA) - Link: http://breeze.anhembi.br/p30216314/

JAVA é uma experiência diferente. A curva de aprendizado é maior (ou seja, é mais difícil (eu diria, bem mais difícil) fazer algo em JAVA do que fazer em Delphi). No entanto, para nós Delphianos, as coisas vão ser mais fáceis, pois JAVA é fortemente orientado a objetos.

Além de tudo isso, JAVA é a linguagem preferida para aplicações para a INTERNET. Não só devido aos aspectos de segurança, mas devido aos vários recursos que a plataforma possibilita.

Acho que do pouco que eu pude falar, uma coisa você poderia gravar: JAVA é uma plataforma segura para se programar... O slogan da SUN é: "ESCREVA uma vez, RODE em qualquer lugar" - ou seja, CODIFIQUE o seu programa apenas uma vez, e ele rodará em qualquer ambiente (Sistema Operacional, HARDWARE) sem que você precisa fazer alterações...

Tenho lido sobre .NET e JAVA, e tenho percebido que as empresas não estão escolhendo apenas e tão somente uma plataforma (é claro que talvez uma delas acabe se tornando a mais utilizada). As empresas estão, na verdade, buscando prover soluções em ambas as tecnologias (pois como eu disse, uma acaba complemetando a outra).

Quanto a C, C++ e C# é o seguinte: praticamente todos os sistemas operacionais desenvolvidos até hoje foram programados na linguagem C ou C++. A diferença principal entre C e C++ é que, enquanto em C nós programamos no estilo clássico (programação estruturada) em C++ começa-se a utilizar a programação orientada a objetos o que facilita (e muito) a vida dos programadores. Com C e C++ você faz qualquer coisa (hehehe). De fato, você consegue fazer um programa para WINDOWS, LINUX, MAC, bem como para aplicações mobile etc. No entanto, você vai precisar de muito (e bota muito) mais conhecimento nestas linguagens para fazer, digamos, um simples programinha para Windows além de, consumir muito mais tempo para fazer a mesma coisa que, em Delphi ou em JAVA, faríamos em poucos minutos... É, sem dúvida, bem mais difícil aprender estas linguagens... No entanto, hoje, os clientes não querem esperar (em certas situações), mais de um dia (os caras querem pro dia seguinte e pronto)... Desta forma, ter um programa em C++, por exemplo, além de exigir muito mais tempo para implementar algo, é bem mais difícil... Observe, porém, que são linguagens que provavelmente nunca morrerão.... Praticamente todos os JOGOS para computador que conhecemos foram programados em C ou C++. Quanto ao C#, a diferença principal é que ele é um C++ voltado tão somente para a plataforma .NET da Microsoft. Não sei se vocês sabiam, mas a Microsoft contratou o próprio criador do Delphi (Anders Hejlsberg) para encabeçar o desenvolvimento do C# (é claro, o cara fez um excelente programa).

Taí mano... Qualquer pergunta posta aí.

Abs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Esse lance de informática, é uma parada muito, muito, muito loka demais (muito demais mesmo!!). estou eu aqui fazendo um sisteminha dakeles que todo mundo conhece - cadastro, consulta e relatório - só que com certos toques especiais: com um visual que modéstia a parte ficou 10, tem opção de troca de skin, cara de XP em qualquer versão do windows, funciona em rede, faz café e o c****** a quatro; e estou pensando: "agora eu posso me considerar um programador". P... nenhuma, eu ainda não sou nada. nada, nada, nada, nada, estou vendo que eu não sei nada (não estou me humilhando, apenas expondo meu ponto de vista sobre mim mesmo, e acho que muitas pessoas que estão lendo esse tópico estão fazendo a mesma coisa sobre si... não é mesmo!!??). Na boa, preciso me matricular em uma faculdade e fazer cursos que nem um louco, esse tópico mudou minha vida!! blink.gif

E voltando a falar de algo que já tinha falado no meu último post: é difícil de se achar um texto que fale sobre Java ou qualquer outro "assunto" de informática pra pessoas que querem se informar. Capablanca, valeu mesmo por esse seu esclarecimento, estou escrevendo isso aqui e ouvindo essa palestra que você passou o link.

Até 5 minutos atrás eu não sabia nada sobre Java, mas agora já sei o que seja talvez o grande "BUM" desa linguagem, que é a capacidade de se meter e rodar na cara de pau mesmo, sem tomar conhecimento do SO nem do Hardware e tudo mais.

Não sei quanto a vocês, mas eu não conheço nenhum programador Delphi pessoalmente (além de mim mesmo, é claro), trabalho numa empresa que sou eu trabalhando com Delphi, o dono trabalhando com manutenção e mais uma outra pessoa trabalhando com sites (html, DW, essas paradas...) e a única forma de procurar saber das coisas é pesquisando e recorrendo a ferramentas de troca de idéias, como é esse fórum. Então peço encarecidamente às pessoas que tiverem aí artigos falando sobre alguma coisa pra quem quer aprender ou está afim de se informar sobre essa coisa ao invés de artigos que falem apenas pra quem já conhece as ferramentas, falou.

-----editado-------

Mais uma coisa: até onde vai o Delphi.Net que o Delphi não alcança? Quais as principais aplicações do Delphi .Net? Pergunta idiota do dia: em Delphi.Net eu faço minhas aplicações rodarem em servidores on line, ou seja, um cara lá no Alasca (através de uma aplicação Delphi.Net) insere dados no banco que tá num servidor aqui na longínqua São Gonçalo?

Editado por Arlon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Aí, muito informativa essa palestra que o Capablanca pos um link no seu último post. Tá certo que o cara que dá a palestra trabalha na Sun, então obviamente ele vai defender o Java em relação ao .NET, mas vale a pena conferir, ela tem áudio e slides em flash mas não demora pra carregar nem em conexão discada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...