Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Flash Animado - NÃo Comprem Esse Livro

Guest nq6

Pergunta

Comprei o livro FLASH ANIMADO, e acabei me decepcionando, esperava um livro muito mais aprofundado e com explicações passo a passo. Mais foi o contrário me deparei com um livro que aborda seu tema principal “ANIMAÇÂO” de maneira superficial e pouco eficiente. O Titulo do livro é bem incisivo FLASH ANIMADO – TÉCNICAS AVANÇADAS DE DESIGN E ANIMAÇÃO. Comprei o livro pela Internet e estava bem ansioso para ler e praticar o que eu viesse a aprender com o livro. O que pude notar logo de cara que o tema principal do livro a animação é o tema menos abordado. O Livro tem 210 páginas de conteúdo sendo que 104 não são sobre o tema principal e o restante o que realmente toca no ponto se resume a poucas páginas. Primeiramente o autor aborda o tema desenhando e criando personagens, tema do 10º capitulo do qual se resume a sete páginas de informações das quais são muito vagas e superficiais, só esse assunto seria tema para um livro. Depois que folhei esse primeiro capitulo acabei me decepcionando profundamente, mais mesmo assim não desanimei totalmente, queria ver o restante do livro mais o mesmo ocorreu na capitulo 11 “cenários” se resume a 6 páginas. Mais a minha maior decepção foi maior com o capitulo 12 “ANIMAÇÃO” esperava ter uma boa base e ver as tais técnicas avançadas, mais vi uma abordagem fraca e pouco convincente todo esse capitulo é abordado em 9 páginas. O Capitulo 18 “ANIMANDO” contém apenas 3 páginas e meia. E assim se sucede capitulo por capitulo. Chegando no mais importante de todos o 17 “USANDO O FLASH PARA ANIMAR” – 18 “SUPERMEGAULTRAPOWERMOVIERCLIPS” capitulo esse que fala sobre MOVIE CLIPS. Nesses capítulos eu esperava ver as técnicas avançadas mais como no restante dos capítulos me decepcionei, encontrei as mesmas informações vagas e nada de técnica avançada. No capitulo 18 um dos mais importantes que trata dos MOVIE CLIPS é patético e cínico. Nesse capitulo se deveria abordar de maneira profunda e convincente mais não o autor prefere em 5 páginas deixar o dito pelo não dito, e não explicando nem passando as tais técnicas avançadas. Resumindo não ensina, não explica, não passa técnica nenhuma. Nele eles colocam o exemplo de um “fusca animado” contendo uma serie de MOVIE CLIPS E GRAPHICS pág. 183. A confecção dessa animação para o leitor se passa no mais absurda falta de informação, simplesmente no final do capitulo os autores ressaltam que se o leitor dominar o uso dos Movies Clips poderá enriquecer muito o trabalho. Contudo o leitor mais uma vez tem que adivinhar como se faz, pois como rotina as observações práticas são vagas e pouco eficientes, às vezes inexistentes. Como você pode aprender a animar em flash com capítulos medíocres de 5 a no Maximo 12 paginas com informações vagas e nada informativas. Nem em sonho, o livro tem alguma dicas, poucas por sinal, para um livro de 214 paginas sendo que o tema principal a ANIMAÇÃO é abordado em miserás 25 páginas “ACREDITE UM LIVRO DE ANIMAÇÃO QUE TEM 214 PÁGINAS DE CONTEUDO APENAS 25 ABORDAM O ASSUNTO, E PASMEM DE MANEIRA SUBJETIVA, NADA APROFUNDADA E SEM UM PINGO DE RESPONSABILIDADE” Ah! E as tais técnicas avançadas estou esperando para a segunda edição. Em relação ao download dos arquivos fontes mais uma vez os autores pisam na bola. Os autores Ricardo e Rodrigo Piologo deixam disponíveis miseras sete fontes para estudo da qual o leitor não tem a mínima idéia de como foram confeccionadas, elaboradas. Deveriam fazer parte de algum exercício passo a passo, com isso o leitor poderia praticar, compartilhar das fontes, tirar suas duvidas, etc. E alem de ser escassa e fraca as fontes em flash os autores disponibilizaram como brinde as fotos do livro em sua versão colorida.

Em relação ao restante do livro, parte que cabe ao Dauton Janota, o site www.flashmasters.com.br faz uma abordagem honesta e clara da fraca atuação do mesmo. Em http://www.flashmasters.com.br/?site=artigos&as=mostra&id=50

“Eles dão dicas de planejamento (storyboard), desenho, estilo, cores, sincronização de áudio, movimentos, dinâmica de animação e etc. Entretanto, esses capítulos ocupam apenas 40% das páginas, a Parte II do livro. O restante é dedicado à parte intitulada "design", uma coletânea de longos tutoriais, ao mesmo estilo dos que você encontra aqui no FlashMasters.”

“Infelizmente, Dauton Janota novamente apresenta muitos códigos com poucas explicações, praticamente sem comentários. Quem não está familiarizado com Actionscript avançado (imagino que seria o caso de quem se interessaria pelo título do livro), vai ficar boiando.”

“Vale lembrar que ninguém é louco de redigitar tudo aquilo de novo se os códigos-fontes estão disponíveis no website da editora. Era melhor ter aproveitado o espaço para comentar designs de aplicativos realmente, algo que o autor faz em poucas linhas sobre o "Botão Mola" (um dos capítulos) por exemplo:”

E finalizando....

“Em tempo, o título do livro se mostra deveras inapropriado. As técnicas de design são, na verdade, de programação e as técnicas de animação não são tão avançadas assim. Infelizmente, mais um título fraco da editora Axcel, que aliás, não aceita críticas.”

Como vocês podem notar, não é somente eu que compartilha dessa opinião e que acha que os autores não souberam escrever de maneira apropriada o livro. Eu até acho que isso é tudo proposital, eles na verdade não querem compartilhar o conhecimento profundamente. O mínimo que eles “os autores” poderiam fazer é lançar a 2ª edição, com de fato contidas no livro as tais técnicas avançadas, exercícios passo a passo. Realmente ensinar ao leitor como se faz uma animação. Em relação ao que já compraram o livro na minha opinião lesados que disponibilizem no site os devidos complementos para suprir as diversas falhas que o livro contem. Eu desafio a qualquer um que seja inclusive os autores a me mostrar que esse é um livro didático, que realmente ensina uma pessoa a animar. Quando eu falo em animação, digo as do mesmo nível que se encontram no site dos autores, como a animação da HAIANA DE PAU por exemplo. Que leu o livro pensado que iriam conseguir fazer algo similar com os conhecimentos que o livro compartilha está redondamente enganado. Fica bem longe disso, o leitor vai ter que corre para Internet, colocar a mão na massa pela tentativa e erro, olhar e tentar entender as fontes que eles colocam disponíveis no site para download, entrar em fóruns e tirar suas duvidas, perguntar a amigos, comprar outros livros, qualquer coisa, mais nunca esperar que as informações contidas no livro lhe ajudem. Resumindo, o livro é fraco, o que ta nele é subjetivo, vago e pouco didático e não espere apender mais do que fazer animações extremamente simplórias e ficar sempre na duvida querendo saber como foi elaborada as animações complexas e cheia de efeitos como graphics, movie clips, layers entre outros.

Frederico Araújo Mendes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

ele ta comentadno que comprou um livro super conhecido do Dauton Janota ( desenvolvedor ) e que o livro é uma b***...

Esse livro foi comentado no flashmasters também é furadissimo, tanto esse de anuimação quanto o " Flash Action Script - Documentado e não documentado"...

Isso é importante debater, e evitar de comprar livro pela net, você recebe em casa sem ter visto nem uma previa dele, e pode ser uma bomba.

Na minha opinião os melhores livros nacionais são da Editora Erica, são totalemnet praticos, comentados e tem todos os sources disponiveis no site deles.

Link para o comentário

• 0

Rapaz...

Eu entrei no site dessa Editora Erica, tem até uns livors pra fazer download.

Muito massa!!!

Link para o comentário

• 0

ixiii..hehe...Dauton é????

é problema então..hehehe.....sem quere tira o cara....ele mexe muuito com flash, mas parece q ele não nasceu pra explicar as coisas....ele deve ter nascido apenas pra faze e vende....hehehehe.......

existem varios tutos na net dele....q praticamente todos dao um trampim pra entende........ehhehehe

mas faze o q.....cada um com seu cada um não é?..auhahua

abrassss!!!!!!!!!

Link para o comentário

• 0

O Dauton manja mesmo do assunto, mas os livros dele são muito mal explicados.

Tem um exemplo nesse livro ai de um cubo em 3D girtando feito com AS...uasm trocentas paginas de AS pra fazer um cubo girar é demais.

E muita coisa que ele publica são retirados de tutoriais da net que ele publica...

Mas que o cara é bom é !

Link para o comentário

• 0
Guest - MARCELO -

já TRABALHO COM FLASH E QUERIA SABER UM POUCO MAIS DAS ANIMAÇÕES E ACABEI COMPRANDO O LIVRO "FLASH ANIMADO". aCHEI ÓTIMO O LIVRO; TIROU TODAS AS MINHAS DÚVIDAS A RESPEITO. EU ACONSELHO A COMPRAREM. PENA QUE NÃO SE PODE AGRADAR A TODOS!!!!!!!

Link para o comentário

• 0

Se o cara tem um certo conhecimento, o livro é bom, tem alguns macetes, mas quem é iniciante de tudo ele tá pego, porque o livro deixa passar certas coisa que iniciantes não sabem.

Link para o comentário

• 0

Pra falar a verdade eu também me descepcionei c/ o livro, o capítulo que achei + interessante foi a àrvore randômica (q não tem nada a ver com animação), mas como já disseram, tem muito pouca explicação, eu fiquei boiando completamente, eu nunca mexi com código do flash eu sempre usei pra fazer animações simples (cartões de aniversário para falar a verdade) nada além do gotoAndPlay e stop.

Para quem (como eu) que gosta da idéia de criar animações de verdade, eu proponho como primeiro passo, um curso de desenho, não precisa ser na panamericana mas um curso onde você possa pegar noçoes de anatomia, ponto de fuga, perspectiva, equilíbrio de cores, construção de personagens (no seu estilo favorito) e desenho artístico.

O principal meio de se chegar a um bom resultado na animação (como qualquer outra coisa na vida) é praticar incansavelmente...

BOA IDÉIA

Alguém aí está afim de montar um projetinho de animação?!? Assim quem se interessa pode ir aprendendo uns com os outros e depois agente coloca nossas experiências do mal aqui no fórum para avaliações...

Quem estiver afim me manda um e-mail ae, diegofernandes001@hotmail.com dizendo o que tah afim de tentar, os conhecimentos que já têm e o horário que navega...

falou. cool.gif

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...