Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Database Not Assigned--urgente


evertonviana

Pergunta

Amigos

Estou com uma urgencia dem uma olhada se já passaram por isso:

Estou desenvolvendo um programa q ira trabalhar com interbase (7.5) porem na hora da execução do programa ele me da a seguinte msg "Database not assgned" .

alguém sabe porque da isso?

PS.: estou retirando alguns passos do livro Sistema Comercial Integrado com Delphi 2005...claro estou usando o delphi 2005..!

No aguardo

Everton Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Guest - Carvalho -

Acho que não já chequei os passos do livro, já ate refiz certa parte do programa(a que começou a dar erro) porem nada esta incorreto...dem uma olhada nas imagens:

procedure1.JPG

procedure1(trans).JPG

procedure2.JPG

procedure2(datasource).JPG

code1.JPG

code2.JPG

prob.JPG

No Aguardo

Everton Alexandre

Véio, tou também desenvolvendo um sistema aqui e tou com esse mesmo problema, se achar posta aí... se eu achar antes eu venho aqui postar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Véio, tou também desenvolvendo um sistema aqui e tou com esse mesmo problema, se achar posta aí... se eu achar antes eu venho aqui postar.

Carvalho, seria melhor você colocar mais detalhes.

Se você observar bem, o post que você "ressucitou" é de Outubro de 2005, com pouca informação e sem resposta.

Melhore seu questionamento, dê mais detalhes (mensagem de erro correta, componentes que utiliza, banco, versão do Delphi, e por aí vai), quem sabe alguém poderá lhe ajudar.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --vitor --

[Cara estou estudando esse livro tb, e esta dando o mesmo erro, se você conseguiu descobrir por favor me diga como , pois estou no mesmo sofrimento.

No Aguardo

e-mail : vitorguima.rs@bol.com.br

valeu !!

se eu descobrir te aviso!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --Leonardo --

Para resolver esse problema:

no delphi 7 é assim:

project - options

seleciona a aba forms - na caixa da esquerda (auto create forms) tem que ficar todos os forms que está usando no projeto. aí é só dar ok.

resolvido o problema. vai parar de dar erro do assigned...

espero ter ajudado.

Editado por Micheus
Não observação do item 3.7 das regras do forum - NÃO digite em caixa alta (1º aviso)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --Angela --

olá!

estou com mesmo prob. q você, porém já verifiquei tudo o q já falaram até agora, inclusive se a conexao realmente está ativa se o transaction está ativo e a query está ativa tudo está, mas mesmo assim está dando o erro q você falou.

não consigo encontrar o erro.

qualquer coisa se alguém souber me fala.

abraços a todos

Editado por Micheus
Não observação do item 3.7 das regras do forum - NÃO digite em caixa alta (1º aviso)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --Angela --

ESTOU USANDO DELPHI 7, INTERBASE 6.0

IBDATABASE E IBTRANSACTION ESTAO NO DATA MODULE E IBQUERY E DATASOURCE ESTAO NO FORMULÁRIO PRINCIPAL SENDO O ESSE (FORMULÁRIO PRINCIPAL) CONECTADO AO DATA MODULE POR MEIO DO COMANDAO ALT + F11

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
estou com mesmo prob. q você, porém já verifiquei tudo o q já falaram até agora, inclusive se a conexao realmente está ativa se o transaction está ativo e a query está ativa tudo está, mas mesmo assim está dando o erro q você falou.

não consigo encontrar o erro.

qualquer coisa se alguém souber me fala.

Angela, este tópico está sendo "ressucitado" pela segunda vez, e como da primeira, eu já havia solicitado ao colega mais informações.

Eu sugeria a você que postasse os detalhes do seu problema: banco que usa, momento em que ocorre o erro,...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest --Angela --

ESTOU USANDO DELPHI 7, INTERBASE 6.0

IBDATABASE E IBTRANSACTION ESTAO NO DATA MODULE E IBQUERY E DATASOURCE ESTAO NO FORMULÁRIO PRINCIPAL SENDO O ESSE (FORMULÁRIO PRINCIPAL) CONECTADO AO DATA MODULE POR MEIO DO COMANDAO ALT + F11

o prob. acontece quando eu manda rodar... ele dá erro em um form. de calendário q fiz, mas mesmo eu tirando a linha dá o mesmo erro sempre..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
o prob. acontece quando eu manda rodar... ele dá erro em um form. de calendário q fiz, mas mesmo eu tirando a linha dá o mesmo erro sempre..
Angela, quando você está no ambiente de programação (na IDE), você consegue ativar o banco através da da respectiva propriedade na janela Object Inspector? OU ocorre o mesmo erro?

____________________

Olhando melhor a questão, e sendo mais específico quanto ao erro, ele tem que estar ocorrendo no momento em que seu dataset (IBQUERY) está sendo aberto (Open) ou ativado (Active=True). Verifique se a propriedade Database do seu dataset (IBQUERY) está apontando para o Database localizado no datamodule.

- Experimente ativar a sua consulta (IBQUERY) em design-time, via janela Object Inspector, e veja se o erro ocorre;

- Certifique-se de que o datamodule está sendo criado antes do form;

- Confira se em algum ponto do programa, você não manipula a propriedade Database deste IBQUERY ou qualquer outro que use;

Em ambiente de desenvolvimento, quando este erro ocorre o fluxo do programa é desviado para dentro da IDE do dephi. Isso dará pistas sobre em que linha do código (em que momento) está ocorrendo o erro. Se você souber "debugar" - trabalhar com break-points - poderá interromper o programa antes da referida linha e avaliar a propriedade em questão, conferindo o seu real valor.

Este é o tipo de erro que normalmente está associado a algum detalhe esquecido. É difícil ajudar mais sem ter o projeto na mão.

Abraços

Editado por Micheus
Acrescentados outros comentários.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Confere as ligacoes entre os componentes do banco de dados, e quando você fecha um form, verifica se ele é destruido, se for, você tem q fexar o ibdatase que é responsavel por ele. depois quando ele for aberto novamente você abre o ibdataset ( não é UMA EXIGENCIA, MAS é O IDEAL ).

"Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Estou com o mesmo problema ao desenvolver o aplicativo de livro DELPHI 2005 - Estoque. O erro acontece quando você tenta abrir/fazer a consulta SQL a partir do TIBQuery. O programa utiliza o Interbase (IBExpress) para se conectar com o banco de dados gdb. O engraçado é que a consulta em modo Run-Time aparece o erro "DATABASE NOT ASSIGNED". Mas, quando você vai e ativa o TIBQuery pelo Object Inspector, a consulta é realizada com sucesso.

Vou tentar as dicas postadas pelos amigos acima.

Obrigado a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
O programa utiliza o Interbase (IBExpress) para se conectar com o banco de dados gdb. O engraçado é que a consulta em modo Run-Time aparece o erro "DATABASE NOT ASSIGNED". Mas, quando você vai e ativa o TIBQuery pelo Object Inspector, a consulta é realizada com sucesso.

Esse erro é bug de versão ... troque a versão do seu interbase

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Coloquei o DataModule na opção "Auto create" em Project\Options e o erro não apareceu mais. Você me sugere que eu troque a versão do banco de dados ou do Delphi? Qual a versão esse erro foi resolvido(comtemplado)?

Utilizo o Interbase 8.0 e o Delphi 2005.

Esse erro foi observado mais do interbase 5 ...mas no seu caso o erro era porque o componente ficou em um form que havia sido criado. Eu utilizo o interbase 7.0 com o delphi 5 e 7 sem problemas.

Quanto a troca de versão do delphi, depende de que tipo de projeto deseja trabalhar, mas creio que não haverá problemas para voce.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...