• 0
Sign in to follow this  
Guest - Roberto -

Server Side Include

Question

Guest - Roberto -

Vi em um tutorial que para fazer um rodapé, por exemplo, é mais prático fazê-lo em outra página e incluir um SSI nas páginas em que ele deve aparecer. Segui as orientações lá presentes, mas não deu certo. Lá dizia assim:

1 - Faça uma tabela e insira o rodapé desejado;

2 - Exclua tudo antes de <TABLE> e depois de </TABLE>;

3 - Salve essa página em .html ou .htm;

4 - Faça uma arquivo com a tabela onde deve ficar o rodapé e salve como .shtml;

5 - Nas páginas nas quais o rodapé deve aparecer, vá um Insert - Script Object - Server Side Include e selecione o arquivo html.

Fiz tudo isso, mas não deu certo... o tutorial não explicava mais nada, mas acho que o prnlema está no arquivo shtml. O que eu devo por neste arquivo? Somente a tabela? Não pode ser...

Alguém me dá uma mão aí, pois nunca mexi com SSI...

9 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Bem primeiramente você tem que saber se sdeu servidor da suporte a server-seide-include se não dá não adianta fazer.

Se você fez tudo que o tutorial diz não tem erro erra pra pagina abrir.

o que você pode tentar fazer tb é trocar a extensão do arquivo shtml.

• 0
Guest - Roberto -

Eu verificarei se o servidor suporta SSI. Mas o que eu não entendi é a ligação, no exemplo que citei, do arquivo shtml com o .html. No .shtml eu monto a tabela e faço o quê? Devo colocar no código dentro da tabela aquele #include??

• 0

não no include você não bota nada o codigo do incluede é simplesmente <!--#include file="ALGUA_COISA.asp" -->

• 0
Guest - Leandro -

Boa Tarde

O que o amigo antes deixou escrito e que eu gostaria de entender, é qual a ligação do arquivo "shtml" pois pra encaixar o "menu" por exemplo eu utilizo o include e busco o arquivo com terminação htm. A pergunta é onde entra o shtml na história.

abs

Leandro

• 0

*.shtml é a extensão que permite o uso do SSI.

Assim como uma página contendo programação em PHP deve ter extensão .php, a página que tenha SSI deve ter extensão .shtml. Sacou?

• 0
Guest Visitante

Sacar eu saquei, só que a dúvida continua...

quando eu vou na opção "server-side include" eu acabo procurando pelo arquivo com terminação .htm certo? como explicado no primeiro tópico postado aqui. Mas pelo que eu entendi, o arquivo htm seria digamos o original, que quando eu fizesse alguma alteração, essa alteração seria feita automaticamente no arquivo em shtml. Mas a dúvida é como eu uso esse shtml se em momento algum eu o manipulei depois de te-lo criado.

Espero não estar sendo confuso no post..hehe

valeu

• 0

O arquivo .htm terá um cabeçalho ou rodapé, que será comum a todas as páginas.

No .shtml, você insere o conteúdo da página e o include.

você vai manipular o shtml, pois você tem que inserir o conteúdo. Mas quando você alterar o rodapé, por exemplo (rodape.htm) todos os arquivos *.shtml que tenham o arquivo rodape.htm serão automaticamente alterados.

Era essa sua dúvida?

• 0

Pelo que entendi, você irá trabalhar na página html sim, pois nela, você deverá colocar o cabeçalho e o rodapé(este em outro arq. html).

Faça o cabecalho.html, (será basicamente uma arquivo.html somente com os links do menu).

Vamos supor que você está fazendo um site com 10 paginas, em todas as 10 paginas será aplicado o mesmo menu e rodapé. Aí é que entra o SSI, mas, pra funcionar, o servidor deve dá suporte a SSi e as 10 paginas deverão ter a terminação "shtml"(p/ Apache) ou "asp"(p/ IIS) ok?

O exemplo considera o servidor sendo o Apache:

Daí você monta a pagina 01(em um novo arquivo), vamos supor que seja a "quem_somos.shtml", você incluirá uma tabela com 3 células (ajuste as propriedades da tabela ao seu gosto), a célula de cima será o "cabeçalho" do meio será "conteúdo" e a ultima célula o "rodapé", na célula do "meio" você coloca o conteúdo (o texto referente ao assunto "Quem somos", umas fotos e tal)...pronto!

Na celula de "cima", você coloca a linha de código que chama o "cabecalho.html":

<!--#include file="cabecalho.html" -->

e salva este arquivo como "quem_somos.shtml"

Pronto, acho que é isso!

Repita o mesmo processo para incluir o "rodapé", salve e publique a pagina, e você terá a página "quem_somos.shtml"

Obs1. deixe os arquivos "html" e "shtml" no mesmo diretório.

Obs.2: O arquivo "cabecalho.html" não usa as tags estruturais (HTML, HEAD, BODY).

Ate logo