kuroi Postado Maio 25, 2006 Denunciar Share Postado Maio 25, 2006 sempre quis saber como funcionam algumas coisas no forum, tipo:1 - todos os posts são gravados numa mesma tabela do banco de dados? e depois eles são tipo filtrados e dividos pra cada forum? isso não ficaria bastante pesado, tipo 100000 posts numa tabela so?2 - quando, nos dados do usuario, aparece a quantidade de posts que ele fez, é feita a contagem tipo por select count cada vez que isso vai aparecer, ou essa quantidade é gravada em um campo do banco de dados? porque tipo lembro que tinha um usuario que tinha sido punido e aparecia com uma quantidade negativa de posts. isso vinha do banco, ou via codigo era feita uma subtracao quando fosse pra mostrar ele?3 - como são lidas as tags code e quote? tipo, eles não são gravados normalmente no campo de mensagem do banco de dados igualzinho como escrevo ([c.o.d.e]) e so na hora de ler ele transforma no quadrado via codigo? não é isso? porque quando teve mudanca no layout do forum, mudou o desenhenhinho do code e do quote, mas os posts antigos continuam aparecendo com o desenho antigo, porque?4 - um moderador pode mexer em forum de outro? tipo o moderador de asp pode fechar um tópico do forum de php? existe alguma diferença nas permissoes entre um moderador de um forum e um de outro?se alguém souber e tiver a fim de explicar, agradeco. acho que ate tem mais coisa que eu queria saber, mas não lembro agora, qualquer coisa posto depois. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucinari Postado Maio 26, 2006 Denunciar Share Postado Maio 26, 2006 cara eu já fui moderador e a única pergunta que sei responder é a 4ª.. que é não uhahuauh.. pelo menos enquanto eu era.. exceto um moderador global.. que o próprio nome já diz... pode moderar qlqr seção...falou! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabyo Postado Maio 26, 2006 Denunciar Share Postado Maio 26, 2006 1 ) não ficaria pesado não, e só para começar o assunto esse forum é muito bem feito e o banco bem modelado, os posts são gravados na tabela ipb_posts e são gravados também a FK do tópico , o id do usuario, data etc...2 ) esse numero de posts é gravado num campo, tipo quando o usuario posta , o numero é incrementado e quando deleta um post dele o numero é decrementado, mas pode ser editado o numero de posts do usuario via painel de controle assim eu posso zerar ou aumentar a qualquer momento3 ) as tags code, quote etc..., é um sistema para interpretrar as tags, e um para tirar o efeito das tags, mas o forum grava o post completo com as tags e tudo mais, por isso que se tem post antigo tera a cara da tag antiga, mas claro que usando skins muita coisa pode mudar, posso mudar, font, cor imagem etc... usando o mesmo post4 ) isso é relativo, eu posso criar os grupos que eu quiser no forum e dar as permissoes do jeito que eu quiser, se eu criar um moderador e deixar ele com acesso total, ele sera um admin na verdade, ou eu posso criar um admin com acessos limitados, posso criar um moderador para acessar somente um forum e por ai vai, é escolha livre as permissoes Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kuroi Postado Maio 26, 2006 Autor Denunciar Share Postado Maio 26, 2006 3 ) as tags code, quote etc..., é um sistema para interpretrar as tags, e um para tirar o efeito das tags, mas o forum grava o post completo com as tags e tudo mais, por isso que se tem post antigo tera a cara da tag antiga, mas claro que usando skins muita coisa pode mudar, posso mudar, font, cor imagem etc... usando o mesmo postentão quando eu posto, ele grava meu post transformado em codigo e quando eu entro pra editar, ele faz o inverso (transforma o codigo no texto com as tags)??valeu pela explicacao, fabyo, luciano. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beraldo Postado Maio 26, 2006 Denunciar Share Postado Maio 26, 2006 2 ) esse numero de posts é gravado num campo, tipo quando o usuario posta , o numero é incrementado e quando deleta um post dele o numero é decrementado, mas pode ser editado o numero de posts do usuario via painel de controle assim eu posso zerar ou aumentar a qualquer momentoApenas um moderador pode deletar o post de alguém, né?Eu não posso deletar um post meu, certo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabyo Postado Maio 26, 2006 Denunciar Share Postado Maio 26, 2006 kuroi isso mesmo quando se grava um post ele gera as codificações das tags, e quando você edita ele faz o inverso, eu conheço muito isso porque fui eu que criei as tags de PHP e ASP que tinha antigamente aqui no forum e outros forunsBeraldo isso também é configuravel Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kuroi Postado Junho 10, 2006 Autor Denunciar Share Postado Junho 10, 2006 o que exatamente faz um tópico ficar quente (com desenhenhinho laranja)?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
::frenetico:: Postado Junho 10, 2006 Denunciar Share Postado Junho 10, 2006 kuroi sou monitor do forum ONMASTER e já tentei mexer num forum que tinha no meu pc da INVISION mais uma versão antiga ^^Um tópico pra ficar quente seria um numero determinado de pessoas acessando o tópico... por exemplo 110 pessoas pro tópico ficar quente, acho que seria isso ^^ ah outra ipotese seria a quantidade de poster que aquele tópico foi feito, deu pra entender a logica :P ?? rssT+;) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kuroi Postado Maio 25, 2007 Autor Denunciar Share Postado Maio 25, 2007 tava vendo agora que quando eu clico pra marcar um forum cmo lido, ele faz isso sem refresh. a mesma coisa quando, no forum antigo, eu podia fechar um tópico so clicando no icone dele. isso é feito como?? por ajax?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AcquaBlue Postado Maio 25, 2007 Denunciar Share Postado Maio 25, 2007 Sim kuroi, é ajax, assim como pode editar o nome do tópico somente clicando no nome =] Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beraldo Postado Maio 26, 2007 Denunciar Share Postado Maio 26, 2007 assim como pode editar o nome do tópico somente clicando no nome =]editar título clicando nele? como assim? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ESerra Postado Maio 26, 2007 Denunciar Share Postado Maio 26, 2007 assim como pode editar o nome do tópico somente clicando no nome =]editar título clicando nele? como assim?Na lista de tópicos, clica no link pro tópico e segura, uns 2~3 segundos o link é substituido por um campo de texto em que o cara pode editar o título do tópico... ai é só clica em algum lugar da página pra encerrar a ação, isso também vale pro "sub título" do tópico....O único detalhe é que se o cara colocar uma palavra com acento a palavra aparece errada, mas ai basta atualizar a página que a codificação se certa (isso acontece aqui pelo menos...) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beraldo Postado Maio 26, 2007 Denunciar Share Postado Maio 26, 2007 Eu nunca havia reparado nisso de editar os títulos na própria lista de tópicos. Muito bom isso!! :DAbraços,Beraldo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
flavio Postado Maio 28, 2007 Denunciar Share Postado Maio 28, 2007 O único detalhe é que se o cara colocar uma palavra com acento a palavra aparece errada, mas ai basta atualizar a página que a codificação se certa (isso acontece aqui pelo menos...) aqui também acontece isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AcquaBlue Postado Maio 29, 2007 Denunciar Share Postado Maio 29, 2007 IPB é cheio de segredos =] Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Micheus Postado Junho 30, 2007 Denunciar Share Postado Junho 30, 2007 o que exatamente faz um tópico ficar quente (com desenhenhinho laranja)??(...)ah outra ipotese seria a quantidade de poster que aquele tópico foi feitofoi lido você quiz dizer? Não?!É que este, é o método mais fácil de deixar um tópico quente aqui no forum. Eu acho que é um bug "sério", em que um usuário ingênuo ou mal intencionado, aumenta a contagem de leituras de um tópico apenas fazendo o refresh durante a leitura do post. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kuroi Postado Agosto 21, 2007 Autor Denunciar Share Postado Agosto 21, 2007 opa, nova duvida... essa eu pensei, pensei e não cheguei a nenhuma conclusao, nem durmo mais a noite.tipo... como o forum sabe quais os topicos q eu já li e quais os q eu não li?? seria tipo numa tabela q ele guarde o id do usuario e o id do tópico. ai no caso ele guardaria todos os posts q eu ainda não li?? ou seria todos os q eu já li?? ou guarda os dois, so q com o um campo q indifica se foi lido o não lido??porque por exemplo, se cada vez q alguém postar um novo tópico, ele vai la e inclui nessa tabela um registro pra cada usuario pra apontar q cada um ainda não leu. mas isso não levaria muito tempo?? tipo são 26 mil membrosou se cada vez eu lesse um tópico, ele gravaria no banco q eu já li. mas ai a tabela vai ficar gigante, seriam o numero de topicos vezes o numero de usuarios.sei la, tipo todas as solucoes q eu pensei me parecem q ficariam muito pesadas. alguém sabe como isso é feito?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fahledu Postado Agosto 21, 2007 Denunciar Share Postado Agosto 21, 2007 Apenas um palpite...Talvez enquanto navegamos o fórum guarde isso num cookie e quando a seção finaliza, ele guarda uma copia arquivo no banco. Ai só vai substituído esse arquivo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.