Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Como Funciona O Forum


kuroi

Posts Recomendados

sempre quis saber como funcionam algumas coisas no forum, tipo:

1 - todos os posts são gravados numa mesma tabela do banco de dados? e depois eles são tipo filtrados e dividos pra cada forum? isso não ficaria bastante pesado, tipo 100000 posts numa tabela so?

2 - quando, nos dados do usuario, aparece a quantidade de posts que ele fez, é feita a contagem tipo por select count cada vez que isso vai aparecer, ou essa quantidade é gravada em um campo do banco de dados? porque tipo lembro que tinha um usuario que tinha sido punido e aparecia com uma quantidade negativa de posts. isso vinha do banco, ou via codigo era feita uma subtracao quando fosse pra mostrar ele?

3 - como são lidas as tags code e quote? tipo, eles não são gravados normalmente no campo de mensagem do banco de dados igualzinho como escrevo ([c.o.d.e]) e so na hora de ler ele transforma no quadrado via codigo? não é isso? porque quando teve mudanca no layout do forum, mudou o desenhenhinho do code e do quote, mas os posts antigos continuam aparecendo com o desenho antigo, porque?

4 - um moderador pode mexer em forum de outro? tipo o moderador de asp pode fechar um tópico do forum de php? existe alguma diferença nas permissoes entre um moderador de um forum e um de outro?

se alguém souber e tiver a fim de explicar, agradeco. acho que ate tem mais coisa que eu queria saber, mas não lembro agora, qualquer coisa posto depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 ) não ficaria pesado não, e só para começar o assunto esse forum é muito bem feito e o banco bem modelado, os posts são gravados na tabela ipb_posts e são gravados também a FK do tópico , o id do usuario, data etc...

2 ) esse numero de posts é gravado num campo, tipo quando o usuario posta , o numero é incrementado e quando deleta um post dele o numero é decrementado, mas pode ser editado o numero de posts do usuario via painel de controle assim eu posso zerar ou aumentar a qualquer momento

3 ) as tags code, quote etc..., é um sistema para interpretrar as tags, e um para tirar o efeito das tags, mas o forum grava o post completo com as tags e tudo mais, por isso que se tem post antigo tera a cara da tag antiga, mas claro que usando skins muita coisa pode mudar, posso mudar, font, cor imagem etc... usando o mesmo post

4 ) isso é relativo, eu posso criar os grupos que eu quiser no forum e dar as permissoes do jeito que eu quiser, se eu criar um moderador e deixar ele com acesso total, ele sera um admin na verdade, ou eu posso criar um admin com acessos limitados, posso criar um moderador para acessar somente um forum e por ai vai, é escolha livre as permissoes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 ) as tags code, quote etc..., é um sistema para interpretrar as tags, e um para tirar o efeito das tags, mas o forum grava o post completo com as tags e tudo mais, por isso que se tem post antigo tera a cara da tag antiga, mas claro que usando skins muita coisa pode mudar, posso mudar, font, cor imagem etc... usando o mesmo post

então quando eu posto, ele grava meu post transformado em codigo e quando eu entro pra editar, ele faz o inverso (transforma o codigo no texto com as tags)??

valeu pela explicacao, fabyo, luciano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 ) esse numero de posts é gravado num campo, tipo quando o usuario posta , o numero é incrementado e quando deleta um post dele o numero é decrementado, mas pode ser editado o numero de posts do usuario via painel de controle assim eu posso zerar ou aumentar a qualquer momento

Apenas um moderador pode deletar o post de alguém, né?

Eu não posso deletar um post meu, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kuroi isso mesmo quando se grava um post ele gera as codificações das tags, e quando você edita ele faz o inverso, eu conheço muito isso porque fui eu que criei as tags de PHP e ASP que tinha antigamente aqui no forum e outros foruns

Beraldo isso também é configuravel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

kuroi sou monitor do forum ONMASTER e já tentei mexer num forum que tinha no meu pc da INVISION mais uma versão antiga ^^

Um tópico pra ficar quente seria um numero determinado de pessoas acessando o tópico... por exemplo 110 pessoas pro tópico ficar quente, acho que seria isso ^^ ah outra ipotese seria a quantidade de poster que aquele tópico foi feito, deu pra entender a logica :P ?? rss

T+

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...
assim como pode editar o nome do tópico somente clicando no nome =]

editar título clicando nele? como assim?

Na lista de tópicos, clica no link pro tópico e segura, uns 2~3 segundos o link é substituido por um campo de texto em que o cara pode editar o título do tópico... ai é só clica em algum lugar da página pra encerrar a ação, isso também vale pro "sub título" do tópico....

O único detalhe é que se o cara colocar uma palavra com acento a palavra aparece errada, mas ai basta atualizar a página que a codificação se certa (isso acontece aqui pelo menos...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
o que exatamente faz um tópico ficar quente (com desenhenhinho laranja)??
(...)ah outra ipotese seria a quantidade de poster que aquele tópico foi feito
foi lido você quiz dizer? Não?!

É que este, é o método mais fácil de deixar um tópico quente aqui no forum. Eu acho que é um bug "sério", em que um usuário ingênuo ou mal intencionado, aumenta a contagem de leituras de um tópico apenas fazendo o refresh durante a leitura do post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

opa, nova duvida... essa eu pensei, pensei e não cheguei a nenhuma conclusao, nem durmo mais a noite.

tipo... como o forum sabe quais os topicos q eu já li e quais os q eu não li?? seria tipo numa tabela q ele guarde o id do usuario e o id do tópico. ai no caso ele guardaria todos os posts q eu ainda não li?? ou seria todos os q eu já li?? ou guarda os dois, so q com o um campo q indifica se foi lido o não lido??

porque por exemplo, se cada vez q alguém postar um novo tópico, ele vai la e inclui nessa tabela um registro pra cada usuario pra apontar q cada um ainda não leu. mas isso não levaria muito tempo?? tipo são 26 mil membros

ou se cada vez eu lesse um tópico, ele gravaria no banco q eu já li. mas ai a tabela vai ficar gigante, seriam o numero de topicos vezes o numero de usuarios.

sei la, tipo todas as solucoes q eu pensei me parecem q ficariam muito pesadas. alguém sabe como isso é feito??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...