Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Digitalização De Imagens


jls_666

Pergunta

Salve galera, ae vai mais uma dica pra galera q gosta de ter uma maior qualidade de imagens para usa-las em seus impressos...

Muita gente pensa q pra ter uma boa qualidade de imagens é nescessário um escanner cilindrico ou resoluções muito altas, na verdade não é bem assim...

Trabalhar com imagens é sempre uma tarefa delicada, q exige muita atenção e conhecimentos técnicos. Para início de conversa, é muito importante garantir um certo padrão mínimo de qualidadedos originais, seja por uma seleção cuidadosa das imagens , seja pelo cuidado extremo em não sujar , danifiar ou riscar as fotos.

Fotografias, sejam elas cromos, negativos ou ampliações em papel, são sempre materiais delicados e a emulsão fotográfica é facilmente marcada por impressões digitais, poeira e ciscos de difícil remoção.

assim como os originais, também o escaner requer alguns cuidados básicos para poder garantir qualidade de digitalização. Primeiro, os equipamentos (em especial os cilindricos) devem ser instalados em superfícies sólidas, estáveis e sem vibrações. Para evitar interferências elétricas, deixe-o distante de luzes fluorescentes, reatores e ransformadores. Garanta ao equipamento uma fonte de energia de voltagem estabilizada e com um bom filtro de linha.

O escaner, sua mesa e seu entorno devem estar o mais limpo possível. Caso não possua, compre ou mande fazer uma capa para ele da poeira quando não estiver usando. Um cuidado especial deve ser com a mesa de vidro ou o cilindro, cola, óleo ou restos de fita adesiva, devem ser completamente removidos com estremo cuidado para não riscar ou marcar o vidro ou pexiglass. Portando, nada de usar o estilete para retir a fita adesiva.

No caso de escaners planos, é bom você deixar ele esquentar um pouco tipo uns 15 min antes de você começar a escanear, especialmente se você for escanear imagens coloridas. Lâmpadas mudam de cor e de intensidade à medida em que se aquecem, alterando o equilibrio cromático. Alguns modelos de lâmpada costumam além disso, apresentar melhores condições de iluminação no meio do Tubo de digitalização do que nas pontas quando se usa a faixa central da mesa de vidro, a digitalização é bem melhor doque quando se usa um canto da mesma....

Procure colocar as fotos perfeitamente alinhadas no escaner, para evitar q você tenha q rotaciona-las depois (eu não digo angulos retos como 90°,180°, 270° e etc...) para evitar q a imagem perca qualidade, além disso, os originais devem estar o mais próximo póssível do vidro ou cilindro, para evitar a formação de bolhas de ar, no caso de cromos e negativos, a face com emulsão (gelatina) deve estar diretamente encostada ao vidro ...

Por fim, realizar periódicamente a calibragem cromática do equipamento com o software apropriado...

Esta foi uma dica q trata mais do seu periférico e de cuidados com a digitalização, em uma outra oportunidade eu falarei de Resolução, Ampliação e cortes...

Grande abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

ae chico...

se sua foto vicar muito tempo esposta a luz natural, pode afetar sim, ou sse a original ficar muito tempo esposta a luz do escanner tbrm pode acontecer de aparecerem os famosos anéis de Newton...

sim você pode usar Alcool... desde que você use uma flanela macia para limpar o vidro (se você não tiver flanela você pode usar papel Higiênico daqueles biodegradéveis ou então aquele papel toalha.)

eu aconselho q quando você for salvar as imagens digitalizadas, você salve no formato TIFF (a qualidade do JPG e do TIF parecem ser as mesmas, mas o TIFF não perde resolução se diminiuda e depois eumentada novamente já o JPG perde...)

então se você vai usar esta sua imagem em JPG, salve uma cópia como TIFF...

Falow!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

É diabinho arrazou agora HEM!!!

esse tópico foi o máximo!!!

E só mais uma coizinha....

procura não ficar copiando e colando, usa mais o comando Exportar e Importar...

Isso pode ajudar um pouco!!!! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ae galera mais uma dica quente procês...

Resolução, ampliação e cortes...

Resolução é um termo em pregado com tanto setão diferentes sentidos em editoração eletrônica que é normal que haja uma grande confusão sobre o assunto. E muita polêmica surge na hora de escanear, quem nunca parou um pouco diante de um monte de fotografias para serem escaneadas e pensou:

"com que resolução eu escaneio isso?".

Na verdade, o problema exige certa atenção, mas é mais simples do que parece ser.

A chave dessa questão é chamada de Resolução de saída ou resolução final, ou seja, a quantidade de pixel´s (picture elements) por polegadaou centímetro linear q a imagem deve ter, já devidamente ampliada ou reduzida para o tamanho real com que vai será visualizada no produto final. No caso de mídias eletrônicas como: internet, Vídeo e multimídia, a resolução costuma ser 72 ppi (pixel´s per inch ou elementos por polegada). No caso de mídias impressas o cálcul oé um pouco mais complicado.

Primeiro é preciso definir a lineatura da retícula que será usada no impresso, que varia na maior parte dos casos entre 100 e 175 lpi (lines per inche ou linhas por polegada) conforme o processo de impressão, o tipo de papel e o tipo de tinta utilizada pela gráfica, a seguir adiciona-se o "fator de qualidade" para daí conseguir a resolução final ou resolução de saída nescessária para se obter uma boa qualidade de impressão.

Há um antigo mito q diz q o fator de qualidade apropriado é 2, mas isso não é verdade (você pode aceressentar o fator q você quiser) um fator satisfatório é entre 1,2 e 1,5 (comprovado pela Adventist Bureau Picture de Londres) principalmente nas altas lineaturas.

Bom, vamos à fórmula para isso...

Suponhamos q você têm um cromo de 35mm com área útil de 35mm x23mm, e você quer ampliar para ser impresso no formato de 105x69mm (um fator de ampliação de 3 vezes) e usando uma retícula de 150 lpi, a fórmula é a seguinte:

150 lpi (lineatura) x 1,5 (fator de qualidade) = 225 ppi (resolução de saída)

225 ppi (resolução de saída) x 3 (fator de ampliação) = 675 dpi (resolução de escanner)

A mesma foto, impressa em formato 250x164mm (um fator de ampliação de 7,14) com retícula de 175 lpi e usando um fator de qualidade ligeiramente menor fica assim:

175 lpi (lineatura) x 1,4 (fator de qualidade) = 245 ppi (resolução de saída)

245 ppi (resolução de saída) x 7,14 (fator de ampliação) = 1750 dpi (resolução de escanner)

A regra vale para aquelas fotos q vão ser impressas em formato menor q o original (normalmente as fotos de papel) só q nesses casos o fator de ampliação é menor q 1. Exemplo: uma foto de 24x18 cm, que será impressa sem cortes no tamanho final de 13,5x10 cm (um fator de ampliação de 0,56) com retícula de 133 lpi.

133 lpi (lineatura) x 1,5 (fator de qualidade) = 200 ppi (resolução de saída)

200 ppi (resolução de saída) x 0,56 (fator de ampliação) = 112 dpi (resolução de escanner)

Atenção: esses cálculos devem ser arredondados. feito as contas não ajuste o escanner para capturar as imagens com exatos 112 dpi, arredonde para cima afinal alguns dpi´s à mais não vão estragar a tua foto ou comprometer a qualidade do seu impresso...

ps.: Gostei de postar esses tópicos úteis assim, podem ter certeza d q quando eu tiver uma nova dica eu posto aqui, e, galera, vamu postar nossa dicas ae...

falow!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...