Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dúvida

Guest tatsuu

Pergunta

sou newbie em C/C++, comecei a estudar fazem duas semanas... acho que essa minha dúvida deve ser ridícula, mas não consegui pensar a respeito...

é o seguinte, o programa a seguir acha o MMC...

#include <stdio.h>

int main ()

{

int a, b, i;

printf ("Digite os dois numeros que se deseja saber o MMC: \n");

scanf ("%d %d", &a, &b);

if (a<b)

i = b;

else

i = a;

while ((i<=a*b) && ((i%a) || (i%b)))

i++;

printf ("O MMC e: %d", i);

}

eu não entendi a parte em negrito... o while é realizado enquanto o que está entre () é verdadeiro não é? então o while vai parar quando i não for divisivel nem por a e nem por b... isso foi o que eu não entendi... o while não deveria parar quando i fosse divisivel pelos dois? afinal é o MMC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Acho que a lógica esta certa

Como exemplo vamos pegar o 5 para A e o 2 para B

(5 < 10) e (5 / 5 = 1 e 5 / 2=2,5 ) 5 é menor que 10 e Tem resto em uma divisão : é verdadeiro

(6 < 10) e (6 / 5 = 1,2 e 6 / 2=3 ) 5 é menor que 10 e Tem resto em uma divisão : é verdadeiro.

(7 < 10) e (7 / 5 = 1.4 e 7 / 2=3.5 ) 5 é menor que 10 e Tem resto em uma divisão : é verdadeiro

(8 < 10) e (8 / 5 = 1.6 e 8 / 2=4 ) 5 é menor que 10 e Tem resto em uma divisão : é verdadeiro

(9 < 10) e (9 / 5 = 1.8 e 9 / 2=4.5 ) 5 é menor que 10 e Tem resto em uma divisão : é verdadeiro.

(10 < 10) e (10 / 5 = 2 e 10 / 2=5 ) 5 é igual a 10 e Tem não tem resto na divisão : é falso

O que o laço pede é exatamente isto: Faça enquanto (i começa em 5 for menor que 5 * 2 = 10 ) e (tiver resto na divisão de A ou B ).

Até antes da ultima linha esta condição estava sendo realizada pois sempre existia resto em uma das divisõese i era menor que A*B (10)

Link para o comentário

• 0
Guest Visitante

ah! valeu aí Décio...

o que eu estava entendo mal era que eu pensava que % era pra ver se o número era divisivel....

na verdade pelo que eu pude entender da sua explicação é que % é pra ver se tem resto.

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...