• 0
Sign in to follow this  
suhete

Mysql Como Usar

Question

:unsure: Estou conhecendo o PHP e o Mysql agora e estou com problemas .. porque não sei configurar o mysql para rodar o scripts do BD do php .. como devo proceder existe uma configuração que eu tenho que fazer no mysql para ele entender o que eu estou querendo..

agradeço desde já

3 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Oi Amigo...

Olha... não é muito fácil não, assim "de cara"...

Este aí é um exemplo bem simples de como fazer uma consulta em um banco de dados sob MySQL, usando PHP... Este código realmente funciona... mas até chegar aí, foi uma parada federal!

<html>
<body bgcolor="lightgreen">

<?php
  // Recebendo as variáveis.
  $nome = $_GET["nome"];
?>

Resposta recebida? Veja:<br>

<?php
  echo "Nome recebido= ";
  echo $nome;
  echo ", ok?";
?>
<br>
Comando "MySQLConnect"<br>
<?php
  $link = mysql_connect('localhost', 'root', 'jupiter200');
  if (!$link)
    {
      die('Could not connect: ' . mysql_error());
    }
  else
    {
      echo 'Connected successfully<br>';
      mysql_select_db('acmeltda');
      $sql = 'select * from produtos';
      $resultado = mysql_query($sql)
        or die(mysql_error());

while($linha=mysql_fetch_array($resultado))
        {
          $codigoean = $linha['codigoean'];
          $descricao = $linha['descricao'];
          $unidade = $linha['unidade'];
          $preço = $linha['preço'];
          echo 'Registro ';
          echo $codigoean;
          echo ' ';
          echo $descricao;
          echo ' ';
          echo $unidade;
          echo ' ';
          echo $preço;
          echo '<br>';
        }
      //endwhile

$sql = 'insert into produtos (idprodutos, codigoean, descricao, unidade, preço) // values (4,"7893934440002","MOUSE OPTICO GENIUS","UN",19.80)';
       $resultado = mysql_query($sql)
         or die(mysql_error());

mysql_close($link);
      echo 'Finalizando tarefas mysql';
    }
  //endif
?> 
<hr>
<?
  echo "Modo de Tag Simples Ativado!<br>";
?>
</body>
</html>

Bom... explicando isso aí...

a) as tags html body e html são as únicas fora de tabulação.

B) os dois primeiros scripts mostram como se recebe uma variável que tenha sido passada pela url do site, a partir de um formulário simples;

c) os scripts seguintes servem para conectar o PHP ao MySQL; seguindo, o banco de dados da empresa "acmeltda" é selecionado (isto é, "acmeltda" é tipo um "alias" de BDE-Borland Database Engine- no MySQL, dentre vários databases que se pode ter..., creio eu!);

d) feita a conexão com o MySQL e selecionado o banco de dados, fazemos uma simples consulta (a query com o comando select) na tabela de produtos;

e) após a consulta, é criado um novo registro na tabela de produtos (query com o comando insert);

Para chegar até aí, não foi fácil... até agora, todos os tutoriais que li e usei ou tentei usar e os esquemas de instalação do Apache, MySQL, PHP não são explicitamente claros em determinados pontos... por exemplo, ao instalar o PHP 5.2.0 para junto com o Apache 2.2.4, a instalação das extensões do MySQL e MySQLi foram automáticas... o mesmo não ocorreu com a instalação no IIS 5 do XP...

Outra coisa, não consegui fazer o PHP funcionar como serviço ou IPSAPI no IIS 5 do XP... só funciona como CGI... mas isso até que não tem importância até agora...

MySQL é bem diferente de BDE (quero migrar tabelas VisualdBase IV e VII sob a BDE) para o MySQL... e o tratamento para "aliases" na BDE é bem diferente das várias opções no MySQL...

Agora, felizmente, existem os fóruns... como este aqui, e a gente pode contar com os amigos para "destravarem" algumas coisas que nos emperram...

Ok?

Espero ter ajudado em alguma coisa!

• 0

Paulo valeu por tentar me ajudar. Mais não deu certo não .... postei outra MSN .. se você puder me ajudar dê uma olhada no outro post .. valeu