- 0
PHP-GTK
Informativo
45 votos
You do not have permission to vote in this poll, or see the poll results. Por favor faça login ou cadastre-se para votar neste enquete.
45 votos
Pergunta
MLeandroJr!
PHP-GTK
O PHP-GTK é, na verdade, um "bundle" de duas linguagens já existentes e vastamente utilizadas na internet.
O PHP, como já sabemos, é uma linguagem server-side para desenvolvimento de aplicações web, ou seja, rodam do lado servidor, que o transforma em HTML e exibe no navegador.
Já o GTK (que significa Gimp ToolKit) é um kit de ferramentas para desenvolvimento de interfaces gráficas de programas stand-alone, ou seja, que rodam direto no computador do cliente.
A idéia de juntar essas duas ferramentas foi de Andrei Zmievsk, que resolveu carregar os módulos do GTK em um interpretador PHP para ver se funcionaria.
Essa junção funcionou e criou uma poderosa "linguagem" para desenvolvimento de programas, aproveitando toda a maleabilidade do PHP e os recursos gráficos que o GTK é capaz de criar.
Hoje existe uma comunidade PHP-GTK aqui no Brasil, com a documentação em português, downloads dos pacotes e exemplos de como criar pequenos aplicativos para aprimorarmos nossos conhecimentos.
A comunidade possui também fórum e lista de discussões, mas pra ser sincero, tentei me cadastrar no fórum, e este exibe apenas uma mensagem de erro.
Tentei contato com a equipe responsável, mas fui apenas ignorado.
Pra quem quiser conhecer o site da comunidade PHP-GTK, o endereço é: http://www.php-gtk.com.br
Eu pretendo mais sobre essa poderosa junção, pretendo criar sistemas que rodem em computador local e possuam recursos que possam interagir com um website e seu database.
Com isso criei este tópico, com uma enquete, para saber quais dos usuários aqui do fórum já tiveram algum contato com essa linguagem.
De repente, se tiver fluxo suficiente, podemos discutir sobre isso.
Não deixem de colocar também seus comentários sobre o assunto!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
10 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.