Guest Rato do Ceu Postado Novembro 25, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 25, 2004 eu fiz um sisteminha em php pra cadastro e pesquisa de clientes...eu já consegui fazer tudo.. só gostaria de saber como eu faço pra que na hora de fazer uma consulta de cliente e o usuario digitar o nome pra consulta... queria que ele iguinoraceespaçoes embranco deixado pelo usuario quando digita.. mas só espaço que fica antes e depois do nome digitado..é que na minha consulta se eu digitar "joao" sem nenuma espaço ele buscase eu digitar "joao " com espaço no final ele já não mostranão sei o que fazer...obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 BEOC Postado Novembro 25, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 25, 2004 isso já é um pouco complicado:" Rato do Céu "se for para tirar os espaços ele vai ficar assim:"RatodoCéu"e acho que não seria possível isso, que você quer fazer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Clenisson Postado Novembro 25, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 25, 2004 Tenta usar str_replace()str_replace(" ","",$variavel); Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 BEOC Postado Novembro 25, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 25, 2004 clenisson você não entendou o que eu falei nem o que ele falouele quer só tirar o 1 espaço e o ultimo e não quer tirar todos.cara achei uma resposta.quando você fizer a busca, acresente no começo, aspas, e daí, você usa o comando str_replace:<?php$busca = '{"'.$_GET['busca'].'"}';str_replace('{" ','',$busca);str_replace(' "}','',$busca);?>Explicação:antes de buscar os dados seu sistema, ele vai acresentar {"joao"} e daí se conter espaço ele tira os {" e "} e os espaços.interessante não é?? Problema resolvido =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Fabyo Postado Novembro 25, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 25, 2004 eu fiz um sisteminha em php pra cadastro e pesquisa de clientes...eu já consegui fazer tudo.. só gostaria de saber como eu faço pra que na hora de fazer uma consulta de cliente e o usuario digitar o nome pra consulta... queria que ele iguinoraceespaçoes embranco deixado pelo usuario quando digita.. mas só espaço que fica antes e depois do nome digitado..é que na minha consulta se eu digitar "joao" sem nenuma espaço ele buscase eu digitar "joao " com espaço no final ele já não mostranão sei o que fazer...obrigado pra você poder fazer uma busca nesse sentido "joao " ou "j" etc... use likeexemplo:SELECT * FROM tabela WHERE nome like '$busca%'isso fara ele pesquisar qualquer coisa depois do nome é um coringa tipo quando você busca no windows joao*.*ou assim também:$nome = "Fabyo Guimaraes de Oliveira";$primeiro_nome = strtok($nome, " ");// pega a primeira palavra Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Perfect Lion Postado Novembro 25, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 25, 2004 Aproveitando o tópico...Como eu faço para localizar não somente o conteudo da var completaexemplo$nome = "erick leão";"select * from nomes where nome like '%$nome%'";bemse eu procurar esse nome no banco de dados ele vai procurar assim correto:%erick leão% // *erick leão* certoe seu eu num tiver o erick mais sim o leão como eu faço para ele localizar assim..%erick%leao%tenho que user o str_replace()$nome "erick leão";$nome = str_replace('','%',$nome);"select * from nomes where nome like '%$nome%'";é isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Illidan Postado Novembro 25, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 25, 2004 Bom, quanto à dúvida original do post, você pode fazer como o Fabyo falou, ou utilizar a função trim(), que limpará os espaços em branco do início e do final da string.=======Erick,Pra fazer isso que você tá querendo, acredito que a melhor forma é você quebrar essa string com o explode() onde tiver espaço. Aí você vai ter um array em que cada elemento é uma palavra digitada. Então você faz um laço "for" pra dar um SELECT com cada palavra de uma vez... pode ser que tenha uma forma de resolver isso no comando "SELECT", mas eu desconheço.Falou! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Perfect Lion Postado Novembro 26, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 26, 2004 Era o que eu também pensava Illidan mais pensei que esse jeito que fiz seria mais facil seilá.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 rzilnet Postado Novembro 28, 2004 Denunciar Share Postado Novembro 28, 2004 Para limpar os espaços em branco de variáveis recebidas através de formulário, use o seguinte:$variavel = trim($variavel) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest Rato do Ceu
eu fiz um sisteminha em php pra cadastro e pesquisa de clientes...
eu já consegui fazer tudo.. só gostaria de saber como eu faço pra que na hora de fazer uma consulta de cliente e
o usuario digitar o nome pra consulta... queria que ele iguinorace
espaçoes embranco deixado pelo usuario quando digita.. mas só espaço que fica antes e depois do nome digitado..
é que na minha consulta se eu digitar "joao" sem nenuma espaço ele busca
se eu digitar "joao " com espaço no final ele já não mostra
não sei o que fazer...
obrigado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
8 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.