Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Envio De Imagem Para Diretório

fsphp

Question

Para enviar imagens para um diretório, a tag <form> tem que ter alguma informação específica. Tipo Mime?

Estou colocando assim:

<form method=post action="recebe.php" enctype=multipart/form-data>

8 answers to this question

Recommended Posts

• 0

Sim, é pra ser isso mesmo... mas só uma observação: atributos de tags HTML devem estar SEMPRE entre aspas simples ou duplas. Talvez nem seja isso o causador do seu problema, mas com certeza pode gerar muitos outros...

você criou um campo <input type="file" /> nesse form e submeteu a imagem?? O que aconteceu?

• 0

Ok, vou usar as aspas sempre. Valeu a dica, pois eu pensei que quando estivesse usando apenas html elas não eram necessárias.

No meu form eu coloquei:

<input type="file" name="imagem">

<input type="submit" name="submit" value="Enviar Imagem">

Na página php que processa as informações eu coloquei:

<?php

$imagem = $_FILES['imagem']['name'];

$tam_imagem = $_FILES['imagem']['size'];

$arquivo_temporario = $_FILES['imagem']['tmp_name'];

$tamanho_fixo = "N";

if(!file_exists($imagem))

{

echo "Arquivo da imagem não encontrado";

exit;

}

........

Está parando nesse primeiro exit. Mencionando:

Arquivo da imagem não encontrado. sad.gif

• 0

Ok, deu certo, só uma observação onde tem o "dir/" tem que ser o endereço completo do diretório. Isso eu falo para aqueles que também são iniciantes.

No local de "dir/" eu coloquei:

"C:/Arquivos de programa/EasyPHP1-7/www/diretório_criado/" (neste caso estou trabalhando localmente).

COMO FAÇO SE ESSE ARQUIVO JÁ EXISTIR NO DIRETÓRIO, UMA VEZ QUE ELE ESTÁ SOBRESCREVENDO? huh.gif

• 0

Está correto, você tambem poderia ter colocado o caminho em relação ao diretório de seu script, mas a opção ("C:/Arquivos de programa/EasyPHP1-7/www/diretório_criado/") é a mais recomendada wink.gif

Quanto ao nome do arquivo (não lembro se há uma função para verificar se existe um arquivo), mas você pode controlar tb via bd.

Edited by tfolima

• 0

COMO FAÇO SE ESSE ARQUIVO JÁ EXISTIR NO DIRETÓRIO, UMA VEZ QUE ELE ESTÁ SOBRESCREVENDO?

Via banco de dados eu consigo controlar sim, mas o problema é que ele está sendo sobrescrito no diretório.

Será que se eu enviar primeiro o nome para o banco de dados e pedir para sair se já tiver um nome desse lá resolve? Acho que sim, né?

Vou tentar depois eu posto o resultado. smile.gif

• 0

Bom, você pd fazer uma consulta no bd e se este nome já existir, você pd colocar uma coisa tipo : nomedoarquivo1.jpg (utilizando aquelas funções de strings para identificar o ponto ,coisa e tal).

Ae você transfere o arquivo:

move_uploaded_file($_FILES['imagem']['tmp_name'], "dir/".$nomeimagem]);

Agora eu lembrei, tem uma função file_exists(), pd tentar usar esta tb

falou

Edited by tfolima

• 0

É mesmo, eu ia fazer uma consulta no banco de dados, ia gastar tempo e script. Também daria certo mas resolvi seguir sua sugestão e usei a função file_exists() e deu certo.

Bem lembrado, valeu. wink.gif