Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Gostaria De Falar Sobre So


thb_matrix

Pergunta

19 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Que tal falarmos sobre Free BSD, alguém usa?

Assisti algumas palestrar sobre o sistema no Fórum Internacional do Software Livre, gostei muito da utilização de FreeBSD em sistemas embutidos, estou pensando seriamente em instalar quando eu tiver tempo para estudar um pouco o sistema... Alguém já utiliza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

eu gostaria de saber mais sobre esses sitema, como ele funciona ?

o que e exatamente, e tipo linux,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu tb vou instalar o FreeBSD, só esperando aparecer um tempinho e uma oportunidade pra instalá-lo!

Eu até já tenho uma versão dele em cd, ...ó thb_matrix, se você ainda não tem passa um e-mail pra mim pra

conversarmos melhor!

...só tem um detalhe: eu ainda não sei linux, + vou aprender até o fim desse ano!

...agora vocês acham melhor eu aprender linux antes de instalar o BSD????? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
BSD ? explica mais ae ... :D

O FreeBSD é um sist alternativo entre o win e o Linux.

Ele muito bom e seguro (até + q o Linux) para servidores web (acho q o server da sony é FreeBSD). Como

ele é bastante robusto quando a segurança, é uma boa (e barata) opção para empresas e até mesmo p usuários

domésticos (eu nunca ouvi falar em vírus e invasões neste sist).

O própio Steve Jobs (da Apple), confirmou o sist OS X deles usa uma parte do kernel do BSD!!!

Eu não tenho muitas inf agora, + o BSD começou a ser desenvolvido quase q junto com Linux, + devido a

problemas judiciais (relacionados aos programadores da linguagem q foram processados pela empresa

q trabalhar na época), o BSD deu uma desacelerada no desenvolvimento e, nesse meio tempo o Linux

ganhou a mídia.

...quanto a + inf, vocês podem fazer perguntas + específicas q eu posso até tentar responder (lembrando q eu

ainda não uso ele! :D )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Deu uma liga por cima ai das respostas.. e quero dizer algumas coisinhas :)

Quer intender como um SO funciona... querer saber como usar um SO ou outro, é outra.

Existem conceitos basico e comuns a todos os sistemas operacionais... se você quer poder dizer que conhece de SO, então deve aprender esse lado.. e não só sair por ai instalando todos os sistemas que encontrar....

Gerenciamento de memoria, paginacao, escalonamento de processos, controle de IO, dead-lock, filesystems, ... esse tipo de conhecimento você não consegue simplesmente usando um SO, mas só estudando a fundo o seu funcionamento. E no fundo.. é tudo parecido...

Quanto ao BSD, foi um sistema opercional criado na universidade de Berkley, decadas atraz, muito antes da existencia do Linux. Ateh hoje o BSD se encontrar em producao e muito vivo... existem varios sabores de BSD entre eles o OpenBSD, FreeBSD e NetBSD... BSD é opensource, tem seu codigo fonte aberto, porem não é FreeSoftware (sujeito aos termos da licença GNU). A licença BSD rezumidamente diz que o codigo é aberto, mas não impoe nenhum restricao a qualquer que queira de uma hora pra outra usar o codigo bsd em seus programas proprietarios. (isso não acontece com FreeSoftware, já que qualquer software feito apartir de qualquer outro codigo licensiado sob GPL, deve ser tambem GPL).

Essa ideia de poder 'usar o codigo em programas fexados' é uma boa para empresas como a Microsoft e tambem a Apple. Elas podem usar o codigo do BSD em seus produtos, sem dar satisfacao nem credito a ninguém.

A Apple ao menos faz isso publicamente. O MAC OS X tem seu kernel baseado no kernel do BSD. A Apple resolveu dar uma de boazinha e liberou o fonte do Darwin (codinome do kernel no mac os x) em uma licença propria... para que qualquer um pudesse corrigir problemas ou melhorar o sistema.

Existem centenas, senaum milhares de sistemas operacionais por ai... uns muito conhecidos.. outros não... não tenha a ideia de que um sistema operacional roda em um computacao pessoal e só. Qualquer dispositivo de hardware programavel pode (e praticamente sempre) ter um sistema operacional... um PDA, um celular.. uma calculadora grafica, um roteador, um dvd player, um robo, um carro, um satelite, etc.. etc....

Existem historias incriveis sobre a historia dos SOs... muitas coisas interessantes sobre isso... mas eu preciso durmi (são 5:33) =)

é uma area que eu gosto bastante... boa noite ai =)

--

[]'s

Thiago Marinello Paulino Cesar

(a.k.a. hess) -- ICQ#: 2645051

Engenharia de Computacao - PUCCAMP

Web site: http://www.hess.dnsq.org/

PGP Key ID = A47A227E

" Join us now and share the software;

You'll be free, hackers, you'll be free. "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu discordo de você.

Acho que cada sistema funciona de um modo, e, enquanto mais sistemas conhecermos, mais entenderemos(no caso dos sistemas open source).

Usar o Linux é entender um pouco mais sobre sistemas.

Algo bom que eu tenho aqui em casa para aprender sobre sistemas é o OS-Kit, um kit com MUITAS bibliotecas prontas de sistemas.

Sistemas de boot, uso de hardware, etc.

Um dia mecherei com isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Quando eu digo sistema, eu me refiro ao KERNEL, que é realmente o sistema operacional... quando eu digo que todos são semelhantes é porque todos tem os mesnos objetivos. Se voce pegar um livro de sistemas operacionais voce vai perceber isso... Existem diferencas de implementacoes sim, mas os algoritmos não mudaram muito...

Usar linux vai te dar conhecimentos de um como funciona um ambiente unix.. mas só usar não vai te dar nenhum conhecimento real de funcionando de sistema operacional... bem.. o linux é particular pode ateh ajudar no aprendizado... pois é bastante versatil e permite que você mexa e fuce em muita coisa... Mas usar o sistema como um usuario normal, não vai adiantar em nada.

Mesmo sendo aberto, o codigo do kernel do linux é bastante obscuro em muitos pontos...

--

[]'s

Thiago Marinello Paulino Cesar

(a.k.a. hess) -- ICQ#: 2645051

Engenharia de Computacao - PUCCAMP

Web site: http://www.hess.dnsq.org/

PGP Key ID = A47A227E

" Join us now and share the software;

You'll be free, hackers, you'll be free. "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu concordo com o guest, basicamente existem dois tipos de sistemas operacionais, os que utilizam microkernel e os que utilizam o kernel classico, fora isso não muda muita coisa, depois existem diversas implementações de sistemas de arquivos e aplicativos que rodam em modo usuário para auxiliar o kernel. Mas a teoria é muito parecida em todos, claro que a implementação pode mudar drasticamente, como é o caso do Linux e do *BSD que são baseados no padrão POSIX, portanto são sabores de unix. Para conhecer profundamente um sistema operacional não é nada fácil, pois requer muito estudo, tanto da parte do usuário como da parte do supervisor mode, ou seja maneiras que o sistema operacional utiliza no acesso ao kernel, entrada e saida, gerencia de memoria, reconhecimento de hardware e todas as outras facilidades que o sistema oferece, alem de conhecer um pouco da historia dele, saber o que mudou em relação à versão anterior... Portanto, concordo plenamente principalmente no ponto em que foi falado que só usando o sistema não tem jeito de aprender profundamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Exokernel, Cachekernel, Nanokernel, Resourcekernel...

A familha Unix dividida em System 5 e BSD...

Para aumentar surgiu o Unix POSIX(Sys 5 + BSD)...

Eu não concordo com este ponto de vista de basicamente 2 tipos de sistemas...

Também temos a divisão de multi/mono usuários e tarefas.

Os Unix são totalmente diferentes dos sistemas da MS, que podem ser divididos até pelo sistema de arquivos que usam(Os que usam NTFS são TOTALMENTE diferentes dos que usam FAT).

Então poderiamos dizer a Familha Microsoft, dividida em DOS e NT.

Um sistema mono tarefas não tem kernel, enquanto o multi tarefas tem.

Sem contar na incompatibilidade entre equipamentos.

Você não roda Windows em uma máquina da sun.

Mas pode rodar Solaris em um PC(dizem que sim, nunca testei).

Em máquinas da Sun também dizem que roda Mac. Só o Windows que se limita ao PC.

Podemos notar outras diferenças.

Porque a programação em Assembly é totalmente diferente de um sistema para outro?

Porcausa dasSyscalls.

Os códigos ASCII também mudam em alguns pontos.

Sem falar que tem sistemas que não tem uma proteção de memória adequada, outros tem.

Alguns podem ser Mono ou Multi usuários a qualquer momento.

O Linux é um exemplo disso. Digite init 2 e tente ir para outro terminal.

Não conseguirá! O sistema no runlevel 2 está em Single User.

Mas agora digite init 3 e estará em Multi User novamente.

Uma grande ponte de compatibilidade entre sistemas é o Linux.

Acredito que seja o único sistema que chega a ser quase totalmente compatível com todos os outros.

Não adianta falar que wine e dosemu não fazem parte do kernel, pois não é a eles que eu me refiro.

Quando falo nessa compatibilidade me refiro ao Samba por exemplo.

Acho que faz parte as opiniões se divergirem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...