Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Css


§tRuTe®

Pergunta

ow...então não é?....ateh hj eu nunca usei CSS......hehe...e já to la no php...

ae eu to venu aqui q eu to precisanu dar estudada nisso....saber como q funcioana certim e tal......

alguém tem uns exemplos basicos pra me mostrar como se utiliza o CSS?

pra eu saber sua base e tal...seu funcionamento...e se possivel, me indiquem uma boa apostila.........

vlw.........falow!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posts Recomendados

  • 0

Vamos lá. Você quer alguns exemplos para entender a forma algo assim?

Bem vamos lá.

Vou dar um exemplo no qual eu faço com que ao o mouse passar por cima de um link, sua decoração mude, ou seja, um link não sublinhado se tornará sublinhado.

Ah antes...Olha só em CSS para definir os tipos de objetos voce põe no início da linha o objeto. Para link colocaremos "a"ok? após isso CSS pede uma abertura de chaves e um espaço.

A partir de então voce insere os atributos do objeto.

Exemplo:

a{
text-decoration: none;
font-color: blue;
font-family: Arial
}

a:hover{
text-decoration: underline
}
Então está aí. O :hover indica o evento de passar o mouse sobre o link. Existem três modos de inserir o CSS dentro de uma página. 1. Criando um documento css Você cria o código e salva por exemplo como estilo.css e então, no <head> de sua página voce insere: <link rel="stylesheet" href="estilo.css" type="text/css"> Fazendo isso as tags html tomarão como referencia a pagina estilo.css 2. No <head> do seu documento. Com a tag <style> você insere suas comandas CSS e fecha com </style> e o terceiro são os dentro da tag, só que me esqueci exatamente com fazê-las pois não as uso. Foi mal. dry.gif Bem, já ia esquecendo. Você pode criar seu proprio objeto, ou seja, seu proprio link, etc... exemplo:
a.meulink{
caracteristicas
}

Lembro a voce que o ultimo atributo do {} não deve levar ";" ao seu final e para criar seu objeto, voce bota o tipo do objeto e então .nome

e insere nas tags html do seguinte modo:

<a class="nome_do_seu_link" href="index.html">Index</a>

Espero ter ajudado e se precisar de alguma apostila, eu tenho uma simples, pequena, mas bem util. Se quiser pode mandar um email para digopf_fraga@yahoo.com.br wink.gif

E os que sabem mais, se eu tiver errado, me consertem meus erros. rolleyes.gif

Abraços

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

oia!!!

vlw mesmo!

hehe..tipo, eu tava olhando aqui,

tipo...P{} seria para paragrafos não é?.....e tipo...se eu quisesse criar um estilo independente pra qualquer tipo de texto...sem q seja paragrafos ou outro tipo de tag predefinida do html...

tipo....ali no exemplo q você mostro.....

a.meulink{

caracteristicas

}

esse estilo não vai ser aplicado direto aos links não é?? eu vou ter q chamar o estilo depois no link? como?

vlw...falow!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

oi, aqui é o rodrigo(aragorn13), e eu to no computador do curso, não posso entrar em casa até sexta. Só pra você esperar que de repente amanha de noite eu ponho a respota...Tenho que sair rapido não posso ficar muito aqui.

abraços

rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Aeeeee consegui entrar. Bem cara, quanto a duvida do tipo meulink de objetos link, sim, voce tem que chama-lo na tag. é assim:

<a class="meulink" href="endereço do site">Link 1</a>
Sacou? Quanto a uma tag não pre-definida no html...vejamos... Cara, eu nunca usei, e to testando agora. Voce quer dizer, criar uma tag html pro seu texto com as suas caracteristicas certo? bem, eu nunca usei e a não ser que eu esteja tentando errado agora, não dá não. Mas bem...Eu nunca usei as tags h1, h2, h3, h4, h5 e h6, então eu as configuro do meu jeito, de modo que eu já tenha uma configuração de fonte pronta e não me atrapalhe em nada, pois eu não as utilizava antes. voce pode fazer assim:
h1{
font-color: blue;
text-decoration: none
}

sacou? bem acho que é isso.

Espero ter ajudado.

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ahhh sim!

agora eu axo q eu entendi certim...

tipo....

isso q você falou é apenas pra link?

ou não...?

se eu criasse um estilo sem o a na frente, eu poderia usar ele tb em um link??

tipo..

.link{

caracteristicas

}

sem ter o a na frente do ., seu eu colocasse no link <a class="link" is funcionar tb? e tb se eu colocasse em um <p class="link" tb ia funcionar????

vlw...falow!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Fala Struter!

Bom, no caso específico da tag <a>, você poderia colocar igual você falou... mas você estaria especificando a cor (ou algum outro atributo) dos links "normais"... é que você ainda pode especificar a cor dos links visitados, onmouseover e ativos!.

Se você quer fazer assim (chamando as definições pelo comando "class"), eu faria desta forma:

.meulink a:link { atributos }

.meulink a:hover { atributos }

.meulink a:active { atributos }

.meulink a:visited { atributos }

Sacou? Mas se você quiser deixar esses atributos para todos os links da página, é só tirar aquele ponto e o "meu link" da frente. Este site tem muita coisa legal sobre CSS (e outras coisas mais): http://www.w3schools.com/

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ah...e se não for pedir muito,

alguém pode me indicar um site com coisas sobre CSS? pra eu ver os comnados certo pra links, tabelas....... essas coisas

é q o site q o illidan passo, ta em ingles não é?..e eu ainda não tenho muito afinidade com ingles não é?...

hehehe

vlw...falow!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ah é...

HOVER?

entaun...

acho bom eu reaprender aquele idioma, o HENGLISH!

esses exemplos me desixaram de cabeça pra baixo!

porque eu tava com uma duvida relacionada a eles mesmo... entaun, vamo lá!

eu to fazendo um css pra todo o site... só q eu não consigo setar coisas como o visited pra links (nem no a {} nem no body {}) (eu faço no dreamweaver)... eu não consigo ajeitar de modo algum...

e esses exemplos ae me confundiram mais ainda

EDIT:

hov.er

s ação de pairar, estar indeciso, suspensão. // vi 1 estar suspenso, pairar (over sobre), flutuar no ar.(...)

o.ver

(...)prep 1 demasiado, excessivo. 2 por cima de, sobre, acima de, superior a.(..)

Editado por Estranho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

é hover, mesmo... não sei porque, mas é.

Explica quais são as suas dúvidas... vai ficar mais fácil pra gente ajudar.

Quanto a você definir os atributos do visited, é pelo tag a, mesmo:

<style>

a:visited {atributos}

</style>

Um problema que eu enfrentei aqui foi que, quando você determina a cor do visited PELO CSS, ele não muda pra cor definida no a:hover quando você passa o mouse em um link visitado. Aí, somente a cor, eu defino no tag body do código HTML:

<body visited="#cc0000">

beleza?

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

imagino q sim

mas isso tb é conhecido como ACTIVE LINK, ou OVER (SOBRE)

e qual mais eu faço... pra down, over, over while down, e normal (down=clikado)(while=enqt)(over=mouse em cima=flutuando=hover)

normal = configurando no body {}

os outros = ?? apenas em barras de navegação, com imagens??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...