Jump to content
Fórum Script Brasil
  • 0

Como Fazer?


Gladisson
 Share

Question

19 answers to this question

Recommended Posts

  • 0

Conhecendo as Principais Tecnologias de Rede

Fonte: Baboo - "Solucione os Principais Problemas de Conexão TCP/IP"

O TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo da Internet) foi pensado para ser usado na maior rede de computadores do mundo hoje em dia: a Internet.

Por funcionar bem tanto com redes pequenas quanto com redes do tamanho da Internet, o TCP/IP é implementado na maioria das empresas. Para que um computador se conecte a outro via TCP/IP, um número de identificação que deve ser único na rede toda é usado: o endereço IP. Este endereço é composto de quatro números que variam de 0 (zero) a 255, separados por pontos. Seguindo essa definição, 192.168.25.10 é um endereço IP válido.

No entanto, devemos concordar que para um usuário é muito mais fácil de gravar um nome como servidor.dominio.com do que 192.168.25.10, certo ? Além disso, pode ser difícil configurar e manter o endereço IP de todos os computadores da rede. Para isso, alguns serviços foram planejados para facilitar a administração e tornar a rede algo mais amigável para o usuário:

DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínio): foi criado para substituir os indigestos números IP por nomes amigáveis ao usuário.

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol - Protocolo de Configuração Dinâmica de Hosts): Números IP também são difíceis de administrar. Para resolver esse problema, foi criado o DHCP, que configura automaticamente os computadores que têm essa função habilitada.

WINS (Windows Internet Name System - Sistema de Nomes Internet do Windows): Foi criado pela Microsoft e tem o mesmo objetivo do DNS. No entanto, seu endereçamento é mais simples, o que impede sua utilização em redes do tamanho da Internet. Está sendo gradualmente substituído pelo DNS.

APIPA (Automatic Private IP Adressing - Endereçamento IP Privado Automático): O Windows 2000 (assim como o XP) possui este mecanismo de endereçamento. Caso o computador não consiga se conectar ao servidor DHCP dentro do tempo limite e a utilização de IPs automáticos tenha sido ativada, será atribuído ao computador um endereço de rede do tipo 169.254.x.z, onde "x" e "z" variam de 0 254. Desse modo, o computador poderá ter conectividade básica na rede em que se encontra.

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Conceitos de Rede

Fonte: Baboo - "Solucione os Principais Problemas de Conexão TCP/IP"

Roteador: Componente da rede que se encarrega de destinar os dados que devem ser encaminhados a outras redes que não a que seu computador se encontra.

Host: É chamado de host (em português significa anfitrião) qualquer cliente TCP/IP, como computadores, roteadores, impressoras conectadas diretamente à rede e assim por diante.

Default Gateway: Quando você tenta enviar dados para outra estação da rede, o seu computador verifica se o endereço de destino pertence à rede local. Caso isso não ocorra, ele o enviará para o endereço configurado no campo "Default Gateway" (geralmente o IP de um roteador) que se encarregará de destinar os dados para o seu destino.

Máscara de Subrede (Subnet Mask): A máscara de subrede é um método para determinar qual a parte correspondente à identificação da rede e qual a parte do endereço IP que corresponde à identificação de Host. Foi criada para substituir o obsoleto conceito de classes de IPs, que disperdiçava muitos endereços de Host válidos. Com o tempo a internet foi crescendo e os endereços IP ficaram escassos, e mudanças foram implementadas para evitar maiores problemas (note como a história do TCP/IP se confunde com a história da Internet!). Uma máscara de subrede é do tipo 255.255.255.0. Como se pode notar, o valor máximo para cada um dos campos é 255 e o mínimo é 0. Uma máscara de subrede obrigatoriamente deve ter valores máximos seguidos de valores mínimos. Assim sendo, 0.255.0.255 não é uma máscara de subrede válida.

Link to comment
Share on other sites

  • 0

não é um hardware mas sim parte do win 2000 server ou 2003

é só instalar e ai você pode pegar e se conectar com qualquer computador da sua rede remotamente e verificar uma solução a parte é o pcanyware da symantec e tem outros ainda que até mapeian toda a sua rede e mostra até que tipo de dispositivos você usou p/ montar a sua rede isto é hub roteador e outros

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Eu acho que deu pra entender, mas ficou algumas dúvidas, assim:

Então ao invez de colocar o conector de internet na linha telefonica basta eu conectar na saida de conexão do computador em que eu quero fazer rede?

Estou meio confuso. :blink:

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Tpo...

Acho redes muito interessantes...

Mas um hub ta caro(ao menos pra mim que sou pobre)!

Já falando em redes, meu professor de PHP(estou no curso neste momento), fez um script em Python, que quando o No Break da o sinal ao servidor, ele manda às outras máquinas um shutdown.

Quero vê-lo, deve ser muito interessante para utilizar-mos em uma rede com muitas máquinas.

Já imaginou quantas horas para rodar o fsck em muitas máquinas?

hehehe

:D

Link to comment
Share on other sites

  • 0

Será que que dá para fazer conectar dois computadores, e obter informação um do outro. rolleyes.gif

Dá para ligar dois pcs diretamente em rede, sem a utilização de roteadores e switches.

Ligando um cabo RJ-45 de uma placa de rede a outra.

Mas este cabo precisa estar montado em modo cross-over.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Answer this question...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share



  • Forum Statistics

    • Total Topics
      150.1k
    • Total Posts
      647k
×
×
  • Create New...